O livro de literatura para crianças e jovens no universo digital: transformações, desafios e possibilidades
Palavras-chave:
Livros digitais para crianças, Roger Chartier, literatura digital para crianças.
Resumo
Este artigo apresenta, de forma panorâmica, algumas das principais transformações que as tecnologias digitais têm produzido sobre o livro, tomando como base o caso específico dos livros para crianças e adolescentes. O fundamento teórico das reflexões aqui propostas são os estudos sobre a história da escrita e da leitura realizados pelo historiador francês Roger Chartier. Com base nas teses de Chartier, argumenta-se, inicialmente, que as tecnologias digitais produzem mudanças sobre as três dimensões que definem a cultura do livro impresso, a saber, o texto, a materialidade e a autoria. Em seguida, é demonstrado como essas mudanças ocorrem no campo específico da literatura infantojuvenil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-14
Como Citar
Kirchof, E. R. (2021). O livro de literatura para crianças e jovens no universo digital: transformações, desafios e possibilidades. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21966
Edição
Seção
Artigos