O livro de literatura para crianças e jovens no universo digital: transformações, desafios e possibilidades

Palavras-chave: Livros digitais para crianças, Roger Chartier, literatura digital para crianças.

Resumo

Este artigo apresenta, de forma panorâmica, algumas das principais transformações que as tecnologias digitais têm produzido sobre o livro, tomando como base o caso específico dos livros para crianças e adolescentes. O fundamento teórico das reflexões aqui propostas são os estudos sobre a história da escrita e da leitura realizados pelo historiador francês Roger Chartier. Com base nas teses de Chartier, argumenta-se, inicialmente, que as tecnologias digitais produzem mudanças sobre as três dimensões que definem a cultura do livro impresso, a saber, o texto, a materialidade e a autoria. Em seguida, é demonstrado como essas mudanças ocorrem no campo específico da literatura infantojuvenil.

Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Graduado em Letras (Português/Alemão), mestre em Ciências da Comunicação e doutor em Linguística e Letras, tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Bolsista produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq. Seus principais interesses de pesquisa são as relações entre a Literatura e a Cultura Digital.
Publicado
2021-12-14
Como Citar
Kirchof, E. R. (2021). O livro de literatura para crianças e jovens no universo digital: transformações, desafios e possibilidades. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21966
Seção
Artigos