Centenário de nascimento de Paulo Freire: um legado de fraternuras e de auto(trans)formação com as gentes e o mundo

  • Celso Ilgo Henz UFSM
  • Melissa Noal da Silveira UFSM
Palavras-chave: Paulo Freire, centenário, auto(trans)formação.

Resumo

No ano em que se comemora o centenário de Paulo Freire, 1921-2021, seu legado torna-se cada vez mais imprescindível tanto para o mundo da educação como para os mundos que anseiam pela busca humanizadora de gentes em constante auto(trans)formação. Re-conhecer a história desse autor, suas mobilizações e práxis nas fraternuras com as gentes e o mundo é o que nos move nesta escrita e nos convoca para celebrar a vida daquele que é o maior educador de todos os tempos não só do Brasil, mas do mundo. O menino/homem Paulo Freire convoca-nos para ser mais, não negando nossas condições convida-nos à vida, reconhecendo e assumindo o que vimos sendo socio-historicamente. Suas andarilhagens constituíram-se num compromisso do anúncio abundante em defesa de vida digna, testemunhando que pela e na educação nos tornamos mais gente.
Publicado
2021-12-14
Como Citar
Henz, C. I., & da Silveira, M. N. (2021). Centenário de nascimento de Paulo Freire: um legado de fraternuras e de auto(trans)formação com as gentes e o mundo. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.22082
Seção
Seção temática