A alfabetização em tempos de pandemia: tensões, desafios e a persistência de professoras

Palavras-chave: Alfabetização, Ensino Fundamental, Covid-19.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar e problematizar o vivido por professores e gestores durante a experiência do ensino remoto emergencial, o retorno presencial parcial e total às aulas. O recorte focaliza os estados do Piauí e de São Paulo. A pesquisa está composta por três fases. A primeira, por meio de questionário contou com 1.467 respondentes nos dois estados. Na segunda e na terceira fases participaram professores do Ensino Fundamental, com a técnica de grupo focal. As conclusões destacam as condições em que o ensino remoto se deu, as reduzidas oportunidades de experiências com a escrita e os limites da mediação pedagógica.

Biografia do Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.
Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, lotada no Centro de Ciências da Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Linha de pesquisa Formação de professores e Práticas da Docência.
Publicado
2022-12-14
Como Citar
Tassoni, E. C. M., & Brito, A. E. (2022). A alfabetização em tempos de pandemia: tensões, desafios e a persistência de professoras. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22902
Seção
Dossiê