Alfabetização no contexto de isolamento social no Amapá: um mapeamento

Palavras-chave: Alfabetização Remota, Fazer Professoral, Amapá.

Resumo

Neste texto, objetivamos apresentar um mapeamento da Alfabetização no contexto da COVID-19, no Estado do Amapá. Na perspectiva quanti/qualitativa, verificamos o “fazer/agir professoral” diante das condições vivenciadas pelos/as alfabetizadores/as e suas identidades refletidas no Ensino Remoto (ER). O resultado mostra um percentual significativo que julgou o ER inadequado para a Alfabetização de crianças. Os maiores desafios foram a participação efetiva dos/as alunos/as, a devolutiva das atividades, a orientação das redes, a infraestrutura e o conhecimento tecnológico adequados ao ER.

Biografia do Autor

Adelma Das Neves Nunes Barros-Mendes, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP Associação Brasileira de Alfabetização- ABALF
Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo (2005) com estágio de Doutorado na Universidade de Genebra/Suíça. Professora Associada da Universidade Federal do Amapá. Atua com ensino e aprendizagem da língua materna/portuguesa – leitura e escrita, alfabetização, letramento e didática da língua portuguesa e formação de professores.
Dilene Kátia Costa da Silva, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP
Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática pela UFMT (2018). Professora Associada da Universidade Federal do Amapá. Atua com ensino e aprendizagem na área da Educação, com ênfase em formação docente, educação infantil e alfabetização. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Sociedade e Formação Inicial e Continuada de Professor.
Sandra Mota
Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas UNIFAP. Técnica em Assuntos Educacionais da UNIFAP. Atua como formadora de professores da educação básica na área de alfabetização e letramento. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Sociedade e Formação Inicial e Continuada de Professor.
Publicado
2022-12-14
Como Citar
Barros-Mendes, A. D. N. N., Silva, D. K. C. da, & Mota, S. (2022). Alfabetização no contexto de isolamento social no Amapá: um mapeamento. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22908
Seção
Dossiê