O ensino da escrita alfabética no final da educação infantil: comparando os currículos de seis países

Palavras-chave: Alfabetização, currículo, educação infantil.

Resumo

Este artigo analisa comparativamente as prescrições de currículos nacionais de seis países (Brasil, Portugal, México, Espanha, Canadá e França) para o ensino da notação alfabética na Educação Infantil. O estudo, desenvolvido por meio da pesquisa documental e da análise de conteúdo, evidenciou que três dos seis currículos (Portugal, França e Canadá) assumem, de modo explícito, o direito de as crianças menores de seis anos viverem, na escola, experiências de reflexão sobre a escrita, a partir das quais possam ampliar seus conhecimentos sobre o sistema de notação alfabética, sem que isto implique antecipar o ensino sistemático de relações fonema-grafema. 

Biografia do Autor

Artur Gomes de Morais, UFPE
Professor titular do Centro de Educação da UFPE.
Alexsandro da Silva, UFPE
Professor associado do Núcleo de Formação Docente da UFPE.
Publicado
2022-09-08
Como Citar
Gomes de Morais, A., & da Silva, A. (2022). O ensino da escrita alfabética no final da educação infantil: comparando os currículos de seis países. Cadernos De Educação, (66). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i66.22931
Seção
Artigos