O PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO PARTE DO APRENDER A SER PROFESSOR

REGISTROS EM PLANOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE LICENCIANDOS DE LETRAS

Palavras-chave: licenciatura, estágio, planejamento de ensino.

Resumo

Neste trabalho, objetivamos analisar como egressos de um curso de licenciatura em Letras abordam o planejamento de ensino em seus projetos e relatórios de estágio. A investigação, do tipo qualitativa e documental, teve como corpus projetos e relatórios de estágio de 12 sujeitos. Concluímos que os egressos: mapearam o contexto de atuação; valeram-se de diferentes fontes para estabelecer os conteúdos a ensinar; estabeleceram parcerias com os professores supervisores; não usaram o livro didático como base do planejamento; tiveram que fazer modificações no projeto inicial; e reafirmaram o valor e o papel do planejamento para sua atuação.

Biografia do Autor

Lívia SUASSUNA, UFPE CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

LICENCIADA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA PELA UFPE

MESTRA EM LÍNGUA PORTUGUESA PELA PUC-SP

DOUTORA EM LINGUÍSTICA PELA UNICAMP

BÁRBARA LARISSA BRAZ DE MELO, UFPE

LICENCIADA EM LETRAS-PORTUGUÊS PELA UFPE

EX-BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

JULIANA RIBEIRO DO CARMO FREITAS, UFPE

GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS DA UFPE

BOLSISTA PIBIC DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCOu

Publicado
2023-03-14
Como Citar
SUASSUNA, L., BRAZ DE MELO, B. L., & RIBEIRO DO CARMO FREITAS, J. (2023). O PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO PARTE DO APRENDER A SER PROFESSOR: REGISTROS EM PLANOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE LICENCIANDOS DE LETRAS. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.23314
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##