O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE
questões de identidade e gênero
Palavras-chave:
Gênero, Docência, Identidade profissional, Formação docente
Resumo
O objetivo deste trabalho foi compreender construções de gênero que reverberam na escassez masculina na formação e na atuação docente junto a crianças na atualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e com quatro estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Após a análise de conteúdo, chegou-se a quatro categorias: escolha profissional, docência como dom, formação docente e as principais dificuldades dos docentes homens na educação. Percebeu-se que a profissão ainda é atravessada por fortes estereótipos de gênero.
Publicado
2024-01-31
Como Citar
Rodrigues, M. D. P., & Alves, C. B. (2024). O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE : questões de identidade e gênero. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454
Edição
Seção
Artigos