O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE

questões de identidade e gênero

Palavras-chave: Gênero, Docência, Identidade profissional, Formação docente

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender construções de gênero que reverberam na escassez masculina na formação e na atuação docente junto a crianças na atualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e com quatro estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Após a análise de conteúdo, chegou-se a quatro categorias: escolha profissional, docência como dom, formação docente e as principais dificuldades dos docentes homens na educação. Percebeu-se que a profissão ainda é atravessada por fortes estereótipos de gênero.

Biografia do Autor

Marcos Daniel Pereira Rodrigues, Instituto Federal de Brasília
Graduado em Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), foi pesquisador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e também do Programa de Iniciação a Pesquisa (PIBIC), que teve o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
Cândida Beatriz Alves, Instituto Federal de Brasília
Cândida Beatriz Alves é doutora em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde (2017) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Desde 2012, é professora de Psicologia no Instituto Federal de Brasília (IFB).
Publicado
2024-01-31
Como Citar
Rodrigues, M. D. P., & Alves, C. B. (2024). O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE : questões de identidade e gênero. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454
Seção
Artigos