NOVO ENSINO MÉDIO E A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS, À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Palavras-chave: livros didáticos, novo ensino médio, metodologias ativas

Resumo

Com as mudanças do ensino médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as metodologias ativas devem estar presentes na escola a partir de 2022. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é compreender como as abordagens de Metodologias Ativas estão presentes em livros didáticos de Ciências da Natureza do novo ensino médio. Os dados foram coletados em livros previamente selecionados, submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se que a principal metodologia utilizada/sugerida é a Aprendizagem Baseada em Projetos.  

Biografia do Autor

Leoni Ventura Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE), Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).
Eliana Santana Lisbôa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professora Adjunta do Departamento de Educação, Ensino e Ciências, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutora em Educação, especialidade Tecnologias Educativas (UMinho-PT).
Sandra Aparecida dos Santos, Centro Universitário para o Desenvolvimento para o Alto Vale do Itajaí (Unidavi)
Professora do Colégio Universitário e do Centro Universitário para o Desenvolvimento para o Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (UFSM-FURG).
Publicado
2023-11-16
Como Citar
Costa, L. V., Venturi, T., Lisbôa, E. S., & dos Santos, S. A. (2023). NOVO ENSINO MÉDIO E A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS, À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.23519
Seção
Artigos