CONHECIMENTO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E INDISCIPLINA ESCOLAR

o que dizem estudantes, docentes e supervisora de uma escola de Porto Velho/RO?

  • Franciane de Oliveira Pinho Universidade Federal de Rondônia
  • Rafael Fonseca de Castro Universidade Federal de Rondônia
  • Elisabete Guedes Pinto da Costa Universidade Lusófona do Porto
Palavras-chave: mediação de conflitos, intervenção pedagógica, indisciplina escolar.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que empregou a Mediação de Conflitos (MdeC) como estratégia de enfrentamento à indisciplina em uma escola estadual de Porto Velho, Rondônia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com a participação de estudantes de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental, docentes da escola e uma supervisora, no período de agosto a novembro de 2019. A análise textual discursiva dos dados revelou que o conhecimento desses atores escolares sobre MdeC contribuiu para a redução de conflitos e para o arrefecimento da indisciplina entre estudantes, ora de uma “turma problema” da escola.  

Biografia do Autor

Franciane de Oliveira Pinho, Universidade Federal de Rondônia
Pedagoga; Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Servidora da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC/RO).
Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia
É Doutor e Mestre em Educação pela UFPel, tendo realizado estágio doutoral na Universität Siegen (Alemanha) e participado do III International Summer University for PhD Students na Moscow State University (Rússia). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia e em Bacharelado em Ciência da Computação (UCPel) e é Especialista em Educação (UFPel) e em Linguagens Verbais e Visuais (IF-Sul). Tem pós-doutorado em Ensino de Ciências e Humanidades pela UFAM. Atualmente, atua como Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde também está vinculado como Docente Permanente ao Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEProf). É líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" da UNIR, pelo o qual desenvolve, coordena e orienta estudos sobre formação de professores, Psicologia da Educação, Tecnologias Emergentes, atuação docente e desenvolvimento humano, tendo como referencial teórico basilar a Teoria Histórico-Cultural. Integra o Comitê Científico do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd, sendo o vice-coordenador deste GT na Regional Norte.
Elisabete Guedes Pinto da Costa, Universidade Lusófona do Porto
PhD em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal. Professora Assistente; foi Coordenadora da Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto escolar; e atual Pró-Reitora na Universidade Lusófona do Porto (ULP), Portugal.
Publicado
2024-03-01
Como Citar
Pinho, F. de O., Castro, R. F. de, & Costa, E. G. P. da. (2024). CONHECIMENTO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E INDISCIPLINA ESCOLAR: o que dizem estudantes, docentes e supervisora de uma escola de Porto Velho/RO?. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23617
Seção
Artigos