DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO CURRÍCULO-FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

DA CARÊNCIA À DIFERENÇA CULTURAL

Palavras-chave: Fracasso escolar, Teoria do currículo, História da educação brasileira

Resumo

O estudo objetiva justapor currículo e o fenômeno fracasso escolar. Lança mão de três seções orientadas: i) à compreensão da teoria da carência cultural, na particularidade das décadas 1960 e 1970; ii) à demarcação do teor das respostas assumidas pelos teóricos curriculistas norte-americanos tanto à ideia de currículo técnico-linear quanto ao sentido depositado sobre a tese da carência cultural e; iii) à apreensão de um movimento de atualização da teoria da carência cultural a partir da síntese diferença cultural. Conclui-se que a desobrigação do organismo escolar pelo fracasso da escola é compartilhada por ambas as teorias investigadas.

Biografia do Autor

Júlio César A. Maia, Universidade Estadual de Goiás
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), 2021. Professor no curso de Educação Física da Unidade Universitária de Itumbiara da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Áreas de interesse: currículo, teorias pedagógicas e história da educação.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Maia, J. C. A. (2023). DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO CURRÍCULO-FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DA CARÊNCIA À DIFERENÇA CULTURAL. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23730
Seção
Artigos