DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO CURRÍCULO-FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DA CARÊNCIA À DIFERENÇA CULTURAL
Palavras-chave:
Fracasso escolar, Teoria do currículo, História da educação brasileira
Resumo
O estudo objetiva justapor currículo e o fenômeno fracasso escolar. Lança mão de três seções orientadas: i) à compreensão da teoria da carência cultural, na particularidade das décadas 1960 e 1970; ii) à demarcação do teor das respostas assumidas pelos teóricos curriculistas norte-americanos tanto à ideia de currículo técnico-linear quanto ao sentido depositado sobre a tese da carência cultural e; iii) à apreensão de um movimento de atualização da teoria da carência cultural a partir da síntese diferença cultural. Conclui-se que a desobrigação do organismo escolar pelo fracasso da escola é compartilhada por ambas as teorias investigadas.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Maia, J. C. A. (2023). DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO CURRÍCULO-FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DA CARÊNCIA À DIFERENÇA CULTURAL. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23730
Edição
Seção
Artigos