CAIXA ESCOLAR E MERENDA
O CASO DO GRUPO ESCOLAR SANTO ANTÔNIO DE ITAPAGIPE/MG (1952-1985)
Palavras-chave:
Alimentação, Escola, Instrução pública.
Resumo
Este artigo tem como objetivo fulgurar o papel da caixa escolar como pilar na aquisição de subsídios para manutenção da oferta alimentar na escola pública no período em que, a merenda escolar ainda não havia sido instaurada e posteriormente, como a entidade se manteve atuante neste cenário. Apresenta-se uma abordagem na qual o Grupo Escolar Santo Antônio, é espaço para materialização da proposta. Para tanto, utilizaremos documentos e registros sobre a associação local, e ainda, entrevistas com antigas merendeiras que trabalharam no grupo escolar. Explicita-se além da importância social da caixa escolar, a inestimável participação comunitária na corporificação da distribuição de víveres aos estudantes.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Ferreira Borges Barbosa, D., & Batista Paes, A. (2023). CAIXA ESCOLAR E MERENDA: O CASO DO GRUPO ESCOLAR SANTO ANTÔNIO DE ITAPAGIPE/MG (1952-1985). Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23823
Edição
Seção
Artigos