CAIXA ESCOLAR E MERENDA

O CASO DO GRUPO ESCOLAR SANTO ANTÔNIO DE ITAPAGIPE/MG (1952-1985)

  • Débora Ferreira Borges Barbosa UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-5485-4787
  • Ademilson Batista Paes UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Alimentação, Escola, Instrução pública.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fulgurar o papel da caixa escolar como pilar na aquisição de subsídios para manutenção da oferta alimentar na escola pública no período em que, a merenda escolar ainda não havia sido instaurada e posteriormente, como a entidade se manteve atuante neste cenário. Apresenta-se uma abordagem na qual o Grupo Escolar Santo Antônio, é espaço para materialização da proposta. Para tanto, utilizaremos documentos e registros sobre a associação local, e ainda, entrevistas com antigas merendeiras que trabalharam no grupo escolar. Explicita-se além da importância social da caixa escolar, a inestimável participação comunitária na corporificação da distribuição de víveres aos estudantes.

Biografia do Autor

Débora Ferreira Borges Barbosa, UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Mestranda em Educação (PPGEDU/UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (GEHEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Ademilson Batista Paes, UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - FCL). Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - CNPq -2005 e do GEPHEB e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Diversidade - CNPq – 2014 - GEPHIS.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Ferreira Borges Barbosa, D., & Batista Paes, A. (2023). CAIXA ESCOLAR E MERENDA: O CASO DO GRUPO ESCOLAR SANTO ANTÔNIO DE ITAPAGIPE/MG (1952-1985). Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23823
Seção
Artigos