UM CONVITE AO BRINCAR

PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE

Palavras-chave: Educação Física, Pedagogia da Corporeidade, Jogo, Linguagem.

Resumo

Este texto é uma resenha crítica do livro ‘Educação Física pela Pedagogia da Corporeidade: um convite ao brincar’, de autoria de Pierre Normando Gomes-da-Silva, autor que vem abordando a Educação Física por meio da linguagem pragmática e ontológica e que teoriza a Pedagogia da Corporeidade como um método de ensino e de pesquisa, que pode ser aplicado na educação e na saúde. O livro é um convite para que os professores leitores o acompanhem na brincadeira de ensinar, de modo mais leve, divertido, sistemático, crítico e criativo, enfim, mais inteligente e saudável. 

Biografia do Autor

Samara Queiroz do Nascimento Florêncio, Universidade Federeal da Paraíba
Doutora, professora efetiva da rede municipal de Ensino de João Pessoa, Vice-líder do grupo de pesquisa em Pedagogia da Corporeidade, interesse nas áreas de Formação Profissional, Prática Pedagógica e Dança.  
Josiane Barbosa de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba
Especialista, mestranda do curso de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB, interesse nas áreas de Educação, Educação Física e Saúde.
Isnaldo Florêncio Araújo Júnior, Universidade Federal da Paraíba
Especialista, mestrando do curso de Pós-graduação em educação Física UPE/UFPB, interesse nas áreas de desempenho humano, fisiologia do exercício, e saúde mental.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Florêncio, S. Q. do N., Vasconcelos, J. B. de, & Araújo Júnior, I. F. (2023). UM CONVITE AO BRINCAR: PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23855
Seção
Resenhas