O Dilema das Plataformas e Redes Digitais: processos educativos, docência e neoliberalismo

Palavras-chave: Plataformas Digitais, Neoliberalismo, Docência

Resumo

"O Dilema das Redes”, documentário da Netflix, adverte como as empresas de tecnologia usam informações de usuários para potencializar negócios.  Neste artigo, o objetivo é analisar como as plataformas digitais, inscritas na racionalidade neoliberal, têm produzido outras formas de docência e processos educativos. Trata-se de um estudo exploratório, seguindo dois movimentos. O primeiro adota a algoritmicidade (STALDER, 2018) e a Plataformização da Sociedade (VAN DIJCK, POELL E WAAL, 2018) como características estruturais na produção de sentidos. O segundo, seguindo Brown (2019), Dardot et.al (2021), Ball (2014), Foucault (1987; 2006), explora como as tecnologias digitais e o neoliberalismo se afinam a características incitadas nos sujeitos – flexibilidade, mobilidade, personalização–, permitindo pensar uma docência e processos educativos voláteis, e não mais atrelados a espaços físicos.

Biografia do Autor

Sandro Faccin Bortolazzo, Universidade Federal de Pelotas
Professor na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado (Bolsista CAPES) na Western Sydney University (WSU)a. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dynamus (FADYC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e em Letras/Inglês pelo Centro Universitário ETEP. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Publicado
2022-12-26
Como Citar
Bortolazzo, S. F. (2022). O Dilema das Plataformas e Redes Digitais: processos educativos, docência e neoliberalismo. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24026
Seção
Artigos