O Dilema das Plataformas e Redes Digitais: processos educativos, docência e neoliberalismo
Palavras-chave:
Plataformas Digitais, Neoliberalismo, Docência
Resumo
"O Dilema das Redes”, documentário da Netflix, adverte como as empresas de tecnologia usam informações de usuários para potencializar negócios. Neste artigo, o objetivo é analisar como as plataformas digitais, inscritas na racionalidade neoliberal, têm produzido outras formas de docência e processos educativos. Trata-se de um estudo exploratório, seguindo dois movimentos. O primeiro adota a algoritmicidade (STALDER, 2018) e a Plataformização da Sociedade (VAN DIJCK, POELL E WAAL, 2018) como características estruturais na produção de sentidos. O segundo, seguindo Brown (2019), Dardot et.al (2021), Ball (2014), Foucault (1987; 2006), explora como as tecnologias digitais e o neoliberalismo se afinam a características incitadas nos sujeitos – flexibilidade, mobilidade, personalização–, permitindo pensar uma docência e processos educativos voláteis, e não mais atrelados a espaços físicos.Downloads
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Publicado
2022-12-26
Como Citar
Bortolazzo, S. F. (2022). O Dilema das Plataformas e Redes Digitais: processos educativos, docência e neoliberalismo. Cadernos De Educação, (66). https://doi.org/10.15210/educacao.vi66.4613
Edição
Seção
Artigos