CAMPANHA PRÓ-EDUCAÇÃO E A FRENTE NEGRA PELOTENSE

A LUTA PELA ALFABETIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL A ALVORADA, PELOTAS/RS (1933-1936)

Palavras-chave: Campanha Pró-Educação, História da Educação, Pós-abolição.

Resumo

O presente artigo investiga a Campanha Pró-Educação veiculada no periódico da imprensa negralocal A Alvorada no período de 1933-1936. O trabalho tem o propósito de discutir o direito à educação pelo viés da luta empreendida pelas associações negras da cidade de Pelotas frente a uma política de exclusão social e racial da população afrodescendente nas escolas. Foi possível verificar que a campanha foi arquitetada pelos jornalistas negros e pela Frente Negra pelotense com o objetivo de criar escolas e auxiliar financeiramente os pais que não conseguiam matricular seus filhos nas escolas do município.

Biografia do Autor

Natália Garcia Pinto, UFRGS
Graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG),  Mestra pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio pós-doutorado em Educação (IFSUL), com interesse em história social da escravidão e liberdade e educação no pós-abolição. Professora na Escola de Ensino Fundamental La Salle.
Adriana Duarte Leon, IFSUL
Doutora em Educação (UFMG)  é professora do Instituto Federal Sul Rio-Grandense e atua junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e junto ao Programa de Pós-graduação em Educação - Doutorado em Educação e Tecnologia e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia. Desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, Ensino de História, Educação Técnico Profissional e Profissão Docente.
Publicado
2023-09-29
Como Citar
Garcia Pinto, N., & Leon, A. D. (2023). CAMPANHA PRÓ-EDUCAÇÃO E A FRENTE NEGRA PELOTENSE: A LUTA PELA ALFABETIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL A ALVORADA, PELOTAS/RS (1933-1936). Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24070
Seção
Dossiê