O lúdico no ensino da matemática na primeira infância: aspectos elementares na formação de professores pedagogos

Palavras-chave: Pedagogia, Formação de professores, Educação Matemática, Lúdico

Resumo

O trabalho ora proposto apresenta nuances formativas e educativas da constituição da profissionalidade docente do professor pedagogo que ensina matemática na educação infantil. A pesquisa configura-se como um relato de experiência reflexivo acerca da práxis educativa das pesquisadoras no curso de Pedagogia com estudo teórico-bibliográfico. Como resultados, observamos que a experiência consolidada no âmbito da metodologia e da prática de ensino na área da matemática com acadêmicos do curso de Pedagogia permite-nos afirmar que a ancoragem lúdica e interdisciplinar possibilita novos olhares e significados para a docência com os saberes matemáticos.

Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre em Educação (UEPG). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí-PR. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/ UNESPAR) e do Grupo de pesquisa Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO).
Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Pedagoga e licenciada em Letras (UNICENTRO). Mestre em Educação (PUCPR). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do curso de Pedagogia daUniversidade Estadual O lúdico no ensino da matemática na primeira infância: aspectos elementares na formação de professores pedagogos do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati-PR. Líder do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO) e Coordenadora do Laboratório de Ensino-Aprendizagem do curso de Pedagogia (UNICENTRO).
Publicado
2023-01-11
Como Citar
Ujiie, N. T., & Pietrobon, S. R. G. (2023). O lúdico no ensino da matemática na primeira infância: aspectos elementares na formação de professores pedagogos. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24113
Seção
Artigos