O lúdico no ensino da matemática na primeira infância: aspectos elementares na formação de professores pedagogos

Palavras-chave: Pedagogia, Formação de professores, Educação Matemática, Lúdico

Resumo

O trabalho ora proposto apresenta nuances formativas e educativas da constituição da profissionalidade docente do professor pedagogo que ensina matemática na educação infantil. A pesquisa configura-se como um relato de experiência reflexivo acerca da práxis educativa das pesquisadoras no curso de Pedagogia com estudo teórico-bibliográfico. Como resultados, observamos que a experiência consolidada no âmbito da metodologia e da prática de ensino na área da matemática com acadêmicos do curso de Pedagogia permite-nos afirmar que a ancoragem lúdica e interdisciplinar possibilita novos olhares e significados para a docência com os saberes matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre em Educação (UEPG). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí-PR. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/ UNESPAR) e do Grupo de pesquisa Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO).
Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Pedagoga e licenciada em Letras (UNICENTRO). Mestre em Educação (PUCPR). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do curso de Pedagogia daUniversidade Estadual O lúdico no ensino da matemática na primeira infância: aspectos elementares na formação de professores pedagogos do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati-PR. Líder do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO) e Coordenadora do Laboratório de Ensino-Aprendizagem do curso de Pedagogia (UNICENTRO).
Publicado
2023-01-11
Como Citar
Ujiie, N. T., & Pietrobon, S. R. G. (2023). O lúdico no ensino da matemática na primeira infância: aspectos elementares na formação de professores pedagogos. Cadernos De Educação, (66). https://doi.org/10.15210/educacao.vi66.4720
Seção
Artigos