FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO

O CURSO ESQUEMA I E O CURSO ESQUEMA II (1984-1989)

  • Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT https://orcid.org/0000-0003-0445-0001
  • Nilce Vieira Campos Ferreira Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT/Cuiabá (Mestrado e Doutorado) e no curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Campus Cuiabá https://orcid.org/0000-0002-9165-0011
Palavras-chave: Escola Técnica Federal de Mato Grosso, Formação de professores, Cursos Esquemas I e II

Resumo

Analisamos a formação docente na Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT) entre os anos de 1984 e 1990, particularmente as licenciaturas denominadas de Curso Esquema I e Curso Esquema II, discutindo o caráter legal e burocrático dessas formações. Acessamos legislações e processos administrativos expedidos pelo governo brasileiro, e que foram analisados na abordagem teórica-metodológica da História Nova. Apontamos três turmas dos Cursos Esquema I e Esquema II que foram cursadas por docentes da ETFMT e evidenciam os o currículo, as habilitações e as condições da oferta dessas licenciaturas na instituição investigada.

Biografia do Autor

Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo, Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação Profissional, Repositórios Digitais e Acervos Históricos – HISTEDPRO/IFMT, pesquisador da História da Educação Profissional.
Nilce Vieira Campos Ferreira, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT/Cuiabá (Mestrado e Doutorado) e no curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Campus Cuiabá
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT/Cuiabá (Mestrado e Doutorado) e no curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Campus Cuiabá, Líder o Grupo de Pesquisa História da Educação, Acervos Históricos Institucionais e Gênero – GPHEG, pesquisadora da História da Educação, Instituições Escolares e Gênero.
Publicado
2023-09-29
Como Citar
MARCEL RUFINO DE VASCONCELOS FIGUEIREDO, T., & VIEIRA CAMPOS FERREIRA, N. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO: O CURSO ESQUEMA I E O CURSO ESQUEMA II (1984-1989). Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24200
Seção
Artigos