DE COMUNIDADE INFANTIL À PAULISTINHA

A HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA (1971-1996)

Palavras-chave: Comunidade Infantil, creche universitária, instituição educativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a institucionalização da primeira creche universitária federal criada no Brasil em 1971, nascida como Comunidade Infantil e hoje chamada de Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação. Toma como fontes documentais manuais, livros e entrevistas. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História das Instituições Escolares apoia-se em uma investigação das ações específicas, que em relação com a sociedade produz sua existência material, assim, recriada pela instituição educativa. O estudo permite uma aproximação da primeira creche universitária criada no país, para uma melhor compreensão de suas condições de trabalho, financiamento e identidade institucional.

Biografia do Autor

Rosana Carla de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- UNIFESP. Pesquisadora da História da Educação com ênfase em Histórias das Instituições. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Cultura, História- GEPICH. áreas de interesse: história da educação, história da infância, história das instituições.
Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP
FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Estágio Pós Doutoral na Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e na Università degli Studi Del Molise (Itália) em 2019. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado III da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil) ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil; história da imprensa GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos. 
Publicado
2023-10-17
Como Citar
Carla de Oliveira, R., & Panizzolo, C. (2023). DE COMUNIDADE INFANTIL À PAULISTINHA: A HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA (1971-1996). Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24214
Seção
Dossiê