FONTES, HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIO PATINHAS DE MANDAGUARI / PR (1950-2000)

Palavras-chave: CMEI Tio Patinhas, educação infantil, infância. história e memória.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a história da criação e existência do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tio Patinhas de Mandaguari/PR, entretecida à concepção de infância e organização socioeducacional brasileira. A instituição educacional foi criada no ano de 1950, logo após a fundação do município de Mandaguari/PR e permanece até os dias atuais sendo referencial para a educação infantil na cidade. A pesquisa foi organizada com base em fontes documentais disponíveis em arquivos, bem como respostas a questionários, entremeadas a pesquisas já desenvolvidas na área. Desvelaram-se aspectos da história e memória deste CMEI em sua relação com a concepção de infância, as transformações sociais e a legislação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Sena Lioti, Universidade Estadual de Maringá
Cláudia Sena Lioti é Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vinculando-se à linha de pesquisa de História da Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História e Memória, e o Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em Memórias Escolares (Nuctathe), cadastrado no CNPq. Possui graduação em Letras - Vernáculas e Clássicas pela Faculdade Educacional da Lapa (2019) e graduação em Pedagogia - INSEP (2014). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado pela INSEP (2015), Educação Especial, pelo Grupo Rhema (2016), Alfabetização e Letramento, também pelo Grupo Rhema (2017), e está concluindo a especialização em Psicopedagogia: atuação clínica, educacional, empresarial e hospitalar. No âmbito da pesquisa, tem publicações concernentes à educação para a infância, aos intelectuais da educação e ao protagonismo feminino na educação. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Mandaguari.
Márcia Marlene Stentzler, UNESPAR _ Universidade Estadual do Paraná
Graduada em Pedagogia pela UFPR, especialização em Psicopedagogia pela FAFIUV, Mestrado em Educação pela UEPG, linha de pesquisa em formação de professores. Doutorado em Educação pela UFPR, linha de pesquisa história e historiografia da educação. Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, em regime de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. Docente no Mestrado em Ensino: formação docente interdisciplinar (PPIFOR). Atuou como Diretora de Programas e Projetos da Prograd (2018-2020) e do Fórum Permanente de Apoio à Formaçao Docente no estado do Paraná. Líder do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar). Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE/UFPR). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e formação de professores. Avaliadora ad-hoc do MEC/INEP para cursos de Graduação. Membro do Comitê editorial da Revista Ensino e Pesquisa e, da Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Ocupante da cadeira no 14 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, ALVI.
Publicado
2023-10-17
Como Citar
Sena Lioti, C., & Marlene Stentzler, M. (2023). FONTES, HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIO PATINHAS DE MANDAGUARI / PR (1950-2000). Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.24228
Seção
Dossiê