CONTRADIÇÕES DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Resumo

O estudo teve por objetivo conhecer as possíveis contradições enfrentadas no ensino remoto por gestores, professores, profissionais de apoio à inclusão e famílias em relação à escolarização de alunos público-alvo da educação especial. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Adotou-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram organização distinta do ensino para prover a escolarização desse público, desconsiderando as desigualdades sociais e econômicas existentes. Verificou-se ausência de interação, por indisponibilidade de recursos materiais e adaptados, de orientações a professores e insuficiência de pessoal qualificado.

Biografia do Autor

Marília Carollyne Soares de Amorim, Secretaria Municipal de Educação - Teresina/PI
Docente da rede municipal de Teresina – PIMestre em Educação
ANA VALÉRIA Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação
Professora do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí . Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd. Mestre em Educação. Doutora em Psicologia pela UnB.
Publicado
2023-08-31
Como Citar
Soares de Amorim, M. C., & Marques Fortes Lustosa, A. V. (2023). CONTRADIÇÕES DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.24399
Seção
Artigos