A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM POSIÇÕES DE DESTAQUES NA CARREIRA CIENTÍFICA

  • Aparecida da Silva Xavier Barros Instituto Federal da Paraíba
  • Thelma Panerai Alves Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: mulheres; segregação vertical; carreira científica

Resumo

Apesar de participarem das várias ciências, as mulheres continuam minoritárias em posições de poder e reconhecimento, em qualquer que seja a área em que atuam. Dessa forma, o objetivo deste ensaio é apresentar um panorama da participação das mulheres em algumas posições nas áreas de matemática, física e química, no mundo e no Brasil, além de reflexões sobre os desafios enfrentados por elas ao longo das suas carreiras científicas.

Biografia do Autor

Aparecida da Silva Xavier Barros, Instituto Federal da Paraíba
Doutora em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC-UFPE). Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Áreas de interesse: desigualdades educacionais, educação e tecnologia, gênero e ciência.
Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha). Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Áreas de interesse: cultura digital na Educação: usos de mídias, redes e plataformas; narrativas digitais em Educação; Multiletramentos digitais; e cidadania digital em Educação.
Publicado
2023-09-04
Como Citar
da Silva Xavier Barros, A., & Panerai Alves, T. (2023). A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM POSIÇÕES DE DESTAQUES NA CARREIRA CIENTÍFICA. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25079
Seção
Artigos