A POTÊNCIA DA PESQUISA NARRATIVA COM REGISTRO DO COTIDIANO DE PROFESSORES(AS) INICIANTES

REAPRENDENDO A OUVIR-OLHAR-SENTIR-NARRAR

Palavras-chave: cotidiano escolar; pesquisa narrativa (auto)biográfica; professores(as) iniciantes.

Resumo

O estudo contou com a participação de quatro professores(as) iniciantes de duas escolas públicas municipais de Caxias-MA. Metodologicamente, a pesquisa considerou: um diário de pesquisa, a imersão no cotidiano escolar, as conversas e a escrita narrativa. O objetivo é compreender os processos de tessitura de conhecimentos e experiências narrativas de professores(as) iniciantes no cotidiano escolar. Os resultados corroboram que mergulhar no cotidiano e vivê-lo, permite a construção de outros múltiplos referenciais da pesquisa, mas, sobretudo, da formação, aprendizagem e tessitura de conhecimentos coletivos, democráticos e inventivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) edo Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Centro de Ciências de Codó (CCCO).
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Morais, J. de S. (2024). A POTÊNCIA DA PESQUISA NARRATIVA COM REGISTRO DO COTIDIANO DE PROFESSORES(AS) INICIANTES : REAPRENDENDO A OUVIR-OLHAR-SENTIR-NARRAR. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25101
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"