COMPLICANDO OS CAMINHOS NOS MAPAS DA DIVERSIDADE

O COTIDIANO COMO RESPOSTA POSSÍVEL À QUESTÃO DA DIFERENÇA

  • Matheus Saldanha do Amaral Reis Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Jeferson Maske Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Palavras-chave: currículo; diferença; democracia.

Resumo

Este artigo aborda a questão da diferença no campo do pensamento curricular. Adotando como metodologias a pesquisa bibliográfica e a pesquisa nosdoscom os cotidianos, objetivamos tensionar as noções de diferença, diversidade e a produção de sentidos que fundamentam as bases dos entendimentos que traduzem as noções de democracia, expondo como operam as políticas curriculares vigentes na busca de fixações de identidades e caminhos definitivos para alcançar a ideia potencialmente violenta de comum. Apontamos para a necessidade de pensar a democracia como processo de luta contínuo, exaltando o dissenso e a disputa como possibilidades de valorização do Outro.  
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Saldanha do Amaral Reis, M., & Maske, J. (2024). COMPLICANDO OS CAMINHOS NOS MAPAS DA DIVERSIDADE: O COTIDIANO COMO RESPOSTA POSSÍVEL À QUESTÃO DA DIFERENÇA. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25172
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"