O AQUILOMBAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA CONTRA O EPISTEMICÍDIO

AS PESSOASPENSANTES MULHERES POETAS DO SISTEMA EDUCATIVO

  • Ronald Lopes Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Rosângela Hilário Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Vinícius de Souza Santos Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pós-Graduado em Tradução e Interpretação de Libras pelo Instituto Maris e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho - RO. Professor Bolsista Temporário do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Membro do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde.
Palavras-chave: escrevivências, empoderamento, reeducandas, protagonistas, desigualdades sociais

Resumo

O objetivo do texto é refletir sobre como as desigualdades sociais e o racismo afetam as trajetórias de jovens no sistema socioeducativo feminino. Metodologias empretecidas foram usadas para mapear as violências no processo de escolarização no sistema socioeducativo, incluindo diálogos e escrevivências mediadas por escribas qualificados e pelas próprias jovens. A leitura de Carolina de Jesus em "Quarto de Despejo" contribuiu para transformar as perspectivas daquelas jovens do sistema socioeducativo. As conclusões preliminares sugerem que essa abordagem empoderou as reeducandas, tornando-as protagonistas de suas próprias histórias.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Lopes, R., Hilário, R., & de Souza Santos, V. (2024). O AQUILOMBAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA CONTRA O EPISTEMICÍDIO: AS PESSOASPENSANTES MULHERES POETAS DO SISTEMA EDUCATIVO. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25176
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"