CARTOGRAFIA DA ESCOLA DA FRONTEIRA E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS DA EJA

  • Maria Naira de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Borges da Silva Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: cartografia; mulheres negras; EJA.

Resumo

Este artigo analisa os resultados da pesquisa cartográfica realizada no Mestrado em Educação. O método é a cartografia e tem como território uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da periferia da cidade de Teresina-PI. Objetiva mapear saberes, problemas e formas de resistência das mulheres negras da EJA, a partir de suas narrativas, usando a técnica de produção de dados “Bonecas que falam”. Com base teórica em Gonzalez (2020), Arroyo (2017) Collins e Bilge (2021) e Candau (2013), o estudo revelou que as participantes são portadoras de saberes e cotidianamente desenvolvem resistências, sendo a EJA um lugar de acolhimento, de sonhos e de fuga das suas opressões.

Biografia do Autor

Maria Naira de Carvalho, Universidade Federal do Piauí
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí, graduada em Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Piauí e professora efetiva da Educação Básica da rede estadual do Maranhão. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI)..
Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piauí
Doutora e mestra em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI) e Observatório de Juventudes e Violência na Escola (OBJUVE). Coordenadora do Laboratório de Experiências e Criações do Educar em Direitos Humanos (LECedh/UFPI).
Publicado
2024-04-11
Como Citar
de Carvalho, M. N., & Borges da Silva, M. do S. (2024). CARTOGRAFIA DA ESCOLA DA FRONTEIRA E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS DA EJA . Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25235
Seção
Artigos