Cartografia da escola da fronteira e narrativas de mulheres negras da EJA

  • Maria Naira de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Borges da Silva Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Cartografia, Mulheres negras, EJA

Resumo

Este artigo analisa os resultados da pesquisa cartográfica realizada no Mestrado em Educação. O método é a cartografia e tem como território uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da periferia da cidade de Teresina-PI. Objetiva mapear saberes, problemas e formas de resistência das mulheres negras da EJA, a partir de suas narrativas, usando a técnica de produção de dados “Bonecas que falam”. Com base teórica em Gonzalez (2020), Arroyo (2017) Collins e Bilge (2021) e Candau (2013), o estudo revelou que as participantes são portadoras de saberes e cotidianamente desenvolvem resistências, sendo a EJA um lugar de acolhimento, de sonhos e de fuga das suas opressões. Palavras-chave: cartografia; mulheres negras; EJA.

Biografia do Autor

Maria Naira de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí, graduada em Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Piauí e professora efetiva da Educação Básica da rede estadual do Maranhão. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI)..

Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutora e mestra em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI) e Observatório de Juventudes e Violência na Escola (OBJUVE). Coordenadora do Laboratório de Experiências e Criações do Educar em Direitos Humanos (LECedh/UFPI).

Publicado
2024-04-11
Como Citar
de Carvalho, M. N., & Borges da Silva, M. do S. (2024). Cartografia da escola da fronteira e narrativas de mulheres negras da EJA. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.25235
Seção
Artigos

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