Cartografia da escola da fronteira e narrativas de mulheres negras da EJA
Palavras-chave:
Cartografia, Mulheres negras, EJA
Resumo
Este artigo analisa os resultados da pesquisa cartográfica realizada no Mestrado em Educação. O método é a cartografia e tem como território uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da periferia da cidade de Teresina-PI. Objetiva mapear saberes, problemas e formas de resistência das mulheres negras da EJA, a partir de suas narrativas, usando a técnica de produção de dados “Bonecas que falam”. Com base teórica em Gonzalez (2020), Arroyo (2017) Collins e Bilge (2021) e Candau (2013), o estudo revelou que as participantes são portadoras de saberes e cotidianamente desenvolvem resistências, sendo a EJA um lugar de acolhimento, de sonhos e de fuga das suas opressões. Palavras-chave: cartografia; mulheres negras; EJA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-04-11
Como Citar
de Carvalho, M. N., & Borges da Silva, M. do S. (2024). Cartografia da escola da fronteira e narrativas de mulheres negras da EJA. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.25235
Edição
Seção
Artigos