NEM TODA MULHER É BUNDA, NEM TODA PROFESSORA É BRANCA

  • Lorena Azevedo do Carmo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Juliana de Souza Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Dra Maria Luiza Süssekind Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: patriarcado; racismo; currículo; formação de professores.

Resumo

Este artigo debate que, historicamente, a docência se constrói por contingência, sendo os currículos textos de gênero e de raça. Das medidas tomadas é possível dizer que o sujeito docente pouco foi considerado no escrever da sua história. Se argumenta que ao refazer os passos de desenvolvimento do campo, encontramos no processo de feminização e branqueamento da profissão diferentes tratamentos quanto ao lugar profissional da mulher. Sobretudo, neste processo de reconhecimento da presença feminina, afirmamos que quando as mulheres negras ocupam a sala de aula, o patriarcado e o branqueamento o fazem também. Palavras-chave: patriarcado; racismo; currículo; formação de professores.

Biografia do Autor

Juliana de Souza Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Mestranda  em  Educação pelo  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Graduada  em  História  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, IH/UFRJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículo nos Cotidianos das Universidadescolas/ConCU e do Grupo de Estudos de Currículo, Conhecimento e Ensino de História/GECCEH. Áreas de interesse: currículo, formação de professores e narrativas.
Dra Maria Luiza Süssekind, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Cientista do Nosso Estado/FAPERJ desde 2019. Doutora  em Educação pelo PROPED/UERJ com pós doutorado sobre Curriculum Studies in Brazil na Universidade da Colúmbia Britânica/UBC, Canadá.   Professora do Departamento de Didática e do PPGEdu/Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Líder do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículo nos Cotidianos das Universidadescolas/ConCU. Áreas  de  interesse: Currículo,Formação de professores.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Azevedo do Carmo, L., de Souza Lima, J., & Süssekind, M. L. (2024). NEM TODA MULHER É BUNDA, NEM TODA PROFESSORA É BRANCA. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25237
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"