SENTIDOS DA NÃO-BINARIEDADE

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS “COTIDIANOS” MICROPOLÍTICOS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS

  • Maria Eduarda Universidade Federal da Grande Dourados
  • Esmael Alves de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: não-binariedade; cotidiano; plataformas digitais; visibilidade.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de iniciação científica realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor junto à Universidade Federal XXXXXX e intitulada “Sentidos da não binaridade nas redes sociais”. O objetivo foi o de compreender os sentidos da não-binariedade entre pessoas e/ou ativistas que se assumem “não binários” a partir das plataformas digitais. Nesse percurso, sustentados na metodologia qualitativa e nos estudos do cotidiano, ao percorrer indícios, pistas e sinais presentes em tais plataformas, constatou-se a importância das micropolíticas de visibilidade e reconhecimento das minorias sexuais e de gênero.

Biografia do Autor

Maria Eduarda, Universidade Federal da Grande Dourados
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados.
Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Realizou Pós-doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) junto a linha de pesquisa Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais, vinculada ao Laboratório de Psicologia da Saúde, Políticas da Cognição e da Subjetividade. 
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Fiorini, M. E., & Alves de Oliveira, E. (2024). SENTIDOS DA NÃO-BINARIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS “COTIDIANOS” MICROPOLÍTICOS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25406
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"