DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM INTERFACE COM A CIBERCULTURA

achegamentos aprendentes alinhavados no cotidiano

  • Sandro Tiago da Silva Figueira Universidade Federal Fluminense
  • Helena Amaral da Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: didática no ensino superior; cibercultura; docência; aprendizagem.

Resumo

Exploramos no texto em tela os princípios da didática no ensino superior, em diálogo com a cibercultura, na ambiência cotidiana de uma universidade federal do interior fluminense no sentido de sinalizar possibilidades de ensino-aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais no ciberespaço. O fundamento teórico-metodológico se assenta na pesquisa-formação para entender as narrativas discentes textualizadas nos diários digitais de formação. Apreende-se possíveis brechas autorais conjugando o conhecimento pedagógico e experiencial à concepção de aprendizagem em rede como enfrentamento às interferências no ensino sob a ótica da racionalidade técnica.

Biografia do Autor

Sandro Tiago da Silva Figueira, Universidade Federal Fluminense
Doutor em Ciências, Professor Adjunto no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF/INFES). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching).
Publicado
2024-04-17
Como Citar
da Silva Figueira, S. T., & Amaral da Fontoura, H. (2024). DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM INTERFACE COM A CIBERCULTURA : achegamentos aprendentes alinhavados no cotidiano. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25708
Seção
Artigos