PROFESSORAS,PROFESSORES E SUAS IMAGENS SOBRE O CURRÍCULO

  • Carmen Eloísa Berlote Brenner Universidade Federal do Pampa
  • Maria Cecília Lorea Leite Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: currículo; imagens; professores e professoras

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender a representação de currículo de um grupo de professores e professoras da Educação Básica da rede pública. Para o grupo participante da pesquisa foi enviada a seguinte questão: “Escolha ou produza uma imagem, com uma pequena descrição, que represente o que é Currículo para ti”. A análise das imagens foi realizada à luz do livro Teorias de Currículo (LOPES e MACEDO, 2011). Os resultados evidenciaram o protagonismo dos(as) professores(as), a pluralidade teórica e o vínculo com a linguagem escrita. Os resultados instigam a pensar a educação coletivamente na busca por um currículo democrático.

Biografia do Autor

Carmen Eloísa Berlote Brenner, Universidade Federal do Pampa
Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPel. Mestra em Educação pela UFSM (2018). Especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2016) e especialista em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental pela Faculdade São Fidelis (2015). Graduada em Pedagogia pela URI Santiago (2012). Técnica Administrativa em Educação, cargo de Pedagoga, lotada na Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Maria Cecília Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas
Maria Cecilia Lorea Leite possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 8. É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é Vice- Presidente da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. É associada da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Integrou a Rede Judicial Images Network, da UK Arts and Humanities Research Council. Publicou 39 artigos em periódicos especializados indexados, 31 capítulos de livro e organizou quatro livros. Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou onze Dissertações de Mestrado e treze Teses de Doutorado. Atualmente orienta seis Teses de Doutorado e dois Trabalhos de Iniciação Científica. Participou de nove Projetos de Pesquisa, tendo coordenado cinco deles. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gestão democrática, educação jurídica, pedagogia jurídica, imagens da justiça, ensino superior e universidade.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Berlote Brenner, C. E., & Lorea Leite, M. C. (2024). PROFESSORAS,PROFESSORES E SUAS IMAGENS SOBRE O CURRÍCULO. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25756
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"