TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIOS NO RECÔNCAVO DA BAHIA

DO ACESSO À PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Virgilio Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Gabriel Ribeiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Patrícia Petitinga Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as condições para a permanência discente em cursos de licenciatura, a partir de narrativas de trajetórias acadêmicas de estudantes autodeclarados pretos e pardos, beneficiados com a assistência estudantil. Os relatos das experiências destes estudantes apontam que a assistência estudantil é imprescindível para a permanência material e simbólica no ensino superior. Esse estudo evidencia a necessidade de as políticas afirmativas serem construídas e negociadas, continuamente, com os interessados, para que sejam adaptadas às suas reais demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgilio Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela UFBA. Técnico Administrativo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do CFP. Técnico do grupo de pesquisa Corpos, Vozes e Ciências (CorVoS).
Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doutor em Ciências da Educação pela UMinho. Docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do CCAAB. Vice-líder do grupo de pesquisa Corpos, Vozes e Ciências (CorVoS).
Patrícia Petitinga Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do CCAAB. Lider do grupo de pesquisa Corpos, Vozes e Ciências (CorVoS).
Publicado
2023-11-29
Como Citar
Rodrigues dos Santos, V., Ribeiro, G., & Petitinga Silva, P. (2023). TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIOS NO RECÔNCAVO DA BAHIA: DO ACESSO À PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25812
Seção
Artigos