TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIOS NO RECÔNCAVO DA BAHIA

DO ACESSO À PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Virgilio Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Gabriel Ribeiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Patrícia Petitinga Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as condições para a permanência discente em cursos de licenciatura, a partir de narrativas de trajetórias acadêmicas de estudantes autodeclarados pretos e pardos, beneficiados com a assistência estudantil. Os relatos das experiências destes estudantes apontam que a assistência estudantil é imprescindível para a permanência material e simbólica no ensino superior. Esse estudo evidencia a necessidade de as políticas afirmativas serem construídas e negociadas, continuamente, com os interessados, para que sejam adaptadas às suas reais demandas.

Biografia do Autor

Virgilio Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela UFBA. Técnico Administrativo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do CFP. Técnico do grupo de pesquisa Corpos, Vozes e Ciências (CorVoS).
Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doutor em Ciências da Educação pela UMinho. Docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do CCAAB. Vice-líder do grupo de pesquisa Corpos, Vozes e Ciências (CorVoS).
Patrícia Petitinga Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do CCAAB. Lider do grupo de pesquisa Corpos, Vozes e Ciências (CorVoS).
Publicado
2023-11-29
Como Citar
Rodrigues dos Santos, V., Ribeiro, G., & Petitinga Silva, P. (2023). TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIOS NO RECÔNCAVO DA BAHIA: DO ACESSO À PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25812
Seção
Artigos