A EDUCAÇÃO NA REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)

QUESTÕES PARA PESQUISA

  • Graziela Cristina Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Bárbara Silva dos Santos Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Geovana Mendonça Lunardi-Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Flávia Faissal de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Verônica Christina Rodrigues Dutra Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Palavras-chave: educação; negros(as); produções científicas.

Resumo

A educação no Brasil para a população negra tem marcas de exclusões e desigualdades que transitam até os dias atuais. Portanto, objetivamos realizar uma breve discussão sobre as mais recentes produções sobre educação e população negra na Revista Brasileira de Pesquisadores Negros (as). O resultado da pesquisa problematiza os desafios da implementação dos conteúdos sobre relações étnico-raciais, a descolonização dos currículos nos sistemas de ensino e o distanciamento entre o estabelecido no arcabouço legal e a prática curricular.

Biografia do Autor

Graziela Cristina Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina
Graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Vale Itajaí (UNIVALI), Especialista em Diversidade Étnico-racial (AUPEX), em Gênero e Diversidade Escolar pela Faculdade São Braz, Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atualmente aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do grupo Observatório de Práticas Escolares (OPE). Aréa de Interesse: Educação Antirracista; Relações Étnico-Raciais, Educação
Bárbara Silva dos Santos Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ) e atualmente aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças (GEDH). Aréa de Interesse: Educação Antirracista; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Geovana Mendonça Lunardi-Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Currículo, Diferença e Educação Inclusiva. É atualmente presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação(Gestão: ANPED, mais presente!2021-2023) e Vice-presidente da WERA, World Education Research Association. É coordenadora do PPGE da UDESC(2022-2024).
Flávia Faissal de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), com especialização em Educação Física junto a Pessoas Portadoras de Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores, área de Educação Especial e ensino aprendizagem, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd/EDU/UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF/UERJ).
Verônica Christina Rodrigues Dutra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Gonçalves, G. C., Silva dos Santos Pereira, B., Mendonça Lunardi-Mendes, G., Faissal de Souza, F., & Rodrigues Dutra, V. C. (2024). A EDUCAÇÃO NA REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS): QUESTÕES PARA PESQUISA. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25856
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"