NEUROCIÊNCIAS E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

das noções às implicações na organização do trabalho pedagógico

  • Tainara Aparecida Garcia do Nascimento Universidade Federal de Lavras
  • Kleber Tüxen Carneiro Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Teodoro Bruzi Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: fundamentos neurocientíficos; docência; educação infantil.

Resumo

O objetivo desse estudo foi colocar em perspectiva a relação entre as Neurociências e as Ciências da Educação. Para tanto, perscrutamos como o tema tangenciou a formação (inicial e continuada) de três docentes atuantes na Educação Infantil privada, em município sul-mineiro, bem como vislumbramos as conexões entre esses domínios científicos e se tais noções refletiram na organização do trabalho pedagógico e nas práticas de ensino propostas. Em termos de produção de dados, empregaram-se “práticas etnográficas” materializadas num diário de campo e a aplicação de um questionário que abordou aspectos identitários da formação em nível de graduação e pós-graduação e sobre a atuação professoral. No tocante ao método (analítico), usitamos a análise textual discursiva. Em linhas gerais, os resultados evidenciaram que as docentes não apresentavam conhecimentos prévios a respeito da temática que relaciona Neurociências e Educação, revelando a indispensabilidade de acessarem os domínios teóricos dessa área de conhecimento, a fim de aprimorarem o trabalho pedagógico realizado.

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Biografia do Autor

Tainara Aparecida Garcia do Nascimento, Universidade Federal de Lavras
Professora licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras, tem interesse em pesquisas e conteúdos na área das Neurociências e Educação Infantil; Mestre em Educação, na linha de pesquisa Fundamentos da Educação, Corpo e Cultura: Teoria e Prática nos processos educativos, pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; com pesquisas nas áreas das Neurociências e a Atuação de Professoras na Educação Infantil.
Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras
Doutor em Educação Escolar pela UNESP/Fclar, estágio Pós-doutoral (em desenvolvimento) pela UNICAMP/FE. Docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras, dedica-se às pesquisas no campo da Formação Docente e sobre o fenômeno Lúdico (Jogo).   
Alessandro Teodoro Bruzi, Universidade Federal de Lavras
Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras, tem interesse de pesquisa em Educação Física escolar, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor e educação e Neurociências.

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Publicado
2025-04-24
Como Citar
Aparecida Garcia do Nascimento, T., Tüxen Carneiro, K., & Teodoro Bruzi, A. (2025). NEUROCIÊNCIAS E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL : das noções às implicações na organização do trabalho pedagógico. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.25908
Seção
Artigos