ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

percepções sobre a utilização dos PETs de língua portuguesa no Ensino Médio

  • Camila Maria Rodrigues de Freitas Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marília de Carvalho Caetano Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
Palavras-chave: PET; Ensino Remoto; Língua Portuguesa; Letramentos.

Resumo

Este trabalho investiga em que medida a utilização dos Planos de Estudo Tutorado (PET) de língua portuguesa, disponibilizados pelo governo de Minas Gerais durante a pandemia da COVID-19, trouxe impactos na rotina escolar dos(as) estudantes e da professora de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, utilizando formulários para a geração de dados. Os resultados apontam que a implementação dos PET causou, principalmente, impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem, os quais foram percebidos também no período presencial subsequente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Maria Rodrigues de Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei
Licenciada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei. Realizou pesquisa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) e Trabalho de Conclusão de Curso na área de Linguística Aplicada, com foco na formação de professores.
Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei
Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Estudos Linguísticos em língua portuguesa. Professora Associada IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPq, Letramentos, Gêneros e Ensino (LEGEN). Foi coordenadora do subprojeto de português no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em duas edições (2013 e 2022). Atualmente, é Coordenadora de Área de Gestão de Projetos Educacionais do PIBID e Chefe do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BOTELHO, Laura Silveira. Práticas de Letramentos Acadêmicos na escrita da monografia: relações de poder na Academia. 2016. 274 f. Tese (Doutorado em Linguística) Programa de Pós-Graduação em Linguística – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Restrições e liberdades textuais, inserção social e cidadania. Revista da ANPOLL, São Paulo, v. 19, p. 231-256, 2005. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/467/476. Acesso em: 8 set. 2023.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. A atividade de linguagem frente à língua: homenagem a Ferdinand de Saussure. In: GUIMARÃES, Anna Maria de Mattos.; MACHADO, Anna Raquel; COUTINHO, Antónia (Orgs.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 19-42.

BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências: por uma renovação no ensino da produção escrita. Revista Letras. Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 163-176, 2010.

DOLZ, Joaquim. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 32, 2016, p. 237-260, 2016.

DOLZ, Joaquim.; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 31–39, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454. Acesso em: 20 maio 2023.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill.; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Trad. Petrilson Pinheiro. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

LEA, Mary R.; STREET, Brian. Student writing in Higher Education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Jun 1998, Vol. 23 Issue 2, p157-172. Disponível em: https://typeset.io/pdf/student-writing-in-higher-education-an-academic-literacies-1g4ncwjlch.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

LEITE, Carlinda. A articulação curricular como sentido orientador dos projetos curriculares. Educação Unisinos, V. 16, n. 01, p. 87-92, 2012. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2012.161.09/773. Acesso em: 3 abr. de 2023.

MACHADO, Anna Raquel. Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATÊNCIO, Maria de Lourdes Matencio. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre a abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo. In: GUIMARÃES, Anna Maria de Mattos.; MACHADO, Anna Raquel; COUTINHO, Antónia (Orgs.). O Interacionsimo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Guia de utilização do Plano de Estudo Tutorado. 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1inQhLqaRlEMghr166anA_eTTU44gD5TQ/view. Acesso em: 4 dez. 2022.

MINAIS GERAIS. Resolução SEE Nº 4.825, de 7 de março de 2023. Dispõe sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) no apoio às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem dos estudantes e dos resultados nos indicadores educacionais, e dá outras providências. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/4825-23-r-Public-08-03-23-1.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RANGEL, Egon de Oliveira. A escolha do livro didático de português. Belo Horizonte: Ceale, 2006. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/04/Col_Alf.Let_.14_Escolha_Livro_Portugues.pdf?. Acesso em: 20 jan. 2023.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ. Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, Magda Becker. Práticas de Letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei T (Orgs). Cultura, escrita e letramento. Editora UFMG: Belo Horizonte, 2010.

STREET, Brian. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cadernos Cedes, v. 33, n. 89, p. 51-71, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/QksKdVBDHJ4pmgSFPY63Vfw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2023.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Publicado
2025-04-24
Como Citar
Maria Rodrigues de Freitas, C., & de Carvalho Caetano Oliveira, M. (2025). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL : percepções sobre a utilização dos PETs de língua portuguesa no Ensino Médio . Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.25909
Seção
Artigos