A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES

  • José Carlos Lima Costa Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: democracia; educação; sociedade de classe; Florestan Fernandes.

Resumo

O presente texto aborda as relações estabelecidas entre o conceito de democracia e as concepções de educação em Florestan Fernandes. Para isso, baseou-se na pesquisa e análise bibliográfica no intuito de reunir dados que atestem a relação mencionada. Ao longo do estudo observou-se que Florestan Fernandes se aproxima da dialética marxista, a qual oferece ferramentas para problematizar as fragilidades da democracia e os dilemas da educação brasileira. O processo crítico do autor sinaliza um posicionamento ao lado das classes trabalhadoras e oprimidas pela dominação burguesa.

Biografia do Autor

José Carlos Lima Costa, Universidade Federal do Maranhão
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE) e o Grupo de Pesquisa Encenação e Corporeidades (Cenacorpo), ambos vinculados à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaios de interpretação sociológica. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

FERNANDES, Florestan. A sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. (Sociologia brasileira, v. 7). Petrópolis: Vozes, 1977.

FERNANDES, Florestan. Brasil em compasso de espera. São Paulo: Editora Hucitec, 1980.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1989.

PIRES, Marília Freitas de Campos. Educação e o materialismo histórico-dialético. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/RCh4LmpxDzXrLk6wfR4dmSD/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 30 de out. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Estudos Avançados, v. 10, p. 71-87, 1996. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-40141996000100013>. Acesso em: 30 de ago. 2022.

Publicado
2024-11-12
Como Citar
Lima Costa, J. C. (2024). A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25985
Seção
Artigos