A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES

  • José Carlos Lima Costa Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: democracia; educação; sociedade de classe; Florestan Fernandes.

Resumo

O presente texto aborda as relações estabelecidas entre o conceito de democracia e as concepções de educação em Florestan Fernandes. Para isso, baseou-se na pesquisa e análise bibliográfica no intuito de reunir dados que atestem a relação mencionada. Ao longo do estudo observou-se que Florestan Fernandes se aproxima da dialética marxista, a qual oferece ferramentas para problematizar as fragilidades da democracia e os dilemas da educação brasileira. O processo crítico do autor sinaliza um posicionamento ao lado das classes trabalhadoras e oprimidas pela dominação burguesa.

Biografia do Autor

José Carlos Lima Costa, Universidade Federal do Maranhão
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE) e o Grupo de Pesquisa Encenação e Corporeidades (Cenacorpo), ambos vinculados à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

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Publicado
2024-11-12
Como Citar
Lima Costa, J. C. (2024). A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.25985
Seção
Artigos