O Ensino Médio e a Pandemia

um panorama da permanência estudantil no Amazonas

Resumo

O artigo discute o panorama da permanência estudantil no ensino médio em escolas do Amazonas, de 2020 a 2022. Realizou-se pesquisa de natureza documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando técnicas da análise do conteúdo, com o objetivo de discutir o panorama da permanência estudantil no ensino médio das escolas estaduais do Amazonas, a partir do início da pandemia de covid-19. Os resultados sugerem que, embora a rede de ensino tenha oferecido alternativas para continuidade da oferta do ensino, muitos jovens estiveram fora da escola desde o início da pandemia, continuando assim até o final do período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Belmonte Barros, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Psicóloga, Mestra em Psicologia, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia (JETAM/UFAM).

Rafaela Silva Marinho Caldas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pedagoga, Mestra em Educação, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia (JETAM/UFAM).

Nádia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia.

Referências

AMAZONAS. Decreto nº 42.061, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a decretação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV), e institui o Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate à Covid-19. Diário Oficial do Estado do Amazonas, Manaus, n. 34.203, ano CXXVII, Poder Executivo, Seção I, p. 2, 16 mar. 2020.

AMAZONAS. Decreto nº 44.331, de 09 de agosto de 2021. Autoriza as aulas na modalidade presencial, na rede estadual pública e privada de ensino, na capital e no interior do estado do Amazonas, na forma que especifica. Diário Oficial do Estado do Amazonas, Manaus, Poder Executivo, Seção I, p. 19, 09 ago. 2021.

AMAZONAS. Plano Estadual de Educação (PPE/AM). Governo do Estado do Amazonas. Manaus, AM, 2015.

AMAZONAS. Resolução nº 285, de 23 de dezembro de 2020. Regulamenta, para o ano de 2020, a progressão dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino, em todas as etapas e modalidades da educação básica e dá outras providências. Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM). Manaus, 2020.

AMAZONAS. Plano de Retorno às Atividades Presenciais: ações pedagógicas, de gestão e de saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da Covid-19. Governo do Estado do Amazonas. Manaus, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARRETO, I. C. H. et al. Colapso na saúde em Manaus: o fardo de não aderir às medidas não farmacológicas de redução da transmissão da Covid-19. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 44, n. 131, p. 1126-1139, out./dez. 2021.

BERNARDIM, M. L.; SILVA, M. R. da. Juventude(s) e Ensino Médio: da inclusão escolar excludente aos jovens considerados nem-nem. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 17, n. 4, out./dez. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Parecer nº 09/2020. Conselho Nacional de Educação (CNE). Dispõe sobre o reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Parecer nº 06/2021. Conselho Nacional de Educação (CNE). Dispõe sobre diretrizes nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem. Brasília, DF, 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do PNE: biênio 2014–2016. Brasília, DF: Inep, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Inep, 2022.

CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS (CEMEAM). Sobre o Centro de Mídias. 2023. Disponível em: https://centrodemidias.am.gov.br/p/historico-portugues. Acesso em: 12 jul. 2023.

CORROCHANO, M. C.; TARÁBOLA, F. S. Neoliberalismo, trabalho e pandemia: experiências e enfrentamentos de jovens das periferias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, 2023.

GARCIA, F. M.; TORRES, G. C.; BARROS, E. B. A permanência no ensino médio em ambiente virtual no contexto da pandemia. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 61, 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Educação 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 18 dez. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua – Educação 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102002. Acesso em: 18 dez. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resultados do Censo Escolar. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 23 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, Brasília, 11 mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 22 mar. 2023.

SILVA, C. F. et al. Governança educacional em um dos epicentros da pandemia. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 10, n. 22, p. 126-143, jan./mar. 2023.

SOUZA, D. B.; MENEZES, J. S. S. Acompanhamento e avaliação dos planos estaduais de educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 2, abr./jun. 2016.

Publicado
2026-03-07
Como Citar
Belmonte Barros, E., Silva Marinho Caldas, R., & Maciel Falcão, N. (2026). O Ensino Médio e a Pandemia: um panorama da permanência estudantil no Amazonas. Cadernos De Educação, (70). https://doi.org/10.46848/26010
Seção
Artigos