QUEM SOMOS?

as juventudes e a Escola Cidadã Integral Técnica na Paraíba

  • Liliane Alves Chagas Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Thiago Luís Cavalcanti Calabria Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Juventudes; Escola Cidadã Integral; Ciclo de Políticas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as juventudes que estão sob os efeitos da atuação da política de educação em tempo integral para o ensino médio em uma escola da rede pública do estado da Paraíba. Adotamos a abordagem qualitativa e, para análise dos dados, utilizamos a ferramenta epistemetodológica denominada Ciclo de Políticas (Ball, 1994; Bowe; Ball; Gold, 1992), especificamente a Teoria da Atuação. Os principais achados indicam que o Programa de Educação Integral foi desenvolvido, inicialmente, para atender as comunidades carentes. No entanto, constatamos um processo de exclusão das juventudes negra e periférica na instituição investigada.

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Biografia do Autor

Liliane Alves Chagas, Universidade Federal da Paraíba
Mestra no Ensino da Arte pelo Programa de Mestrado Profissional em Arte (PROFArtes), Universidade Federal da Paraíba. Professora na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Pesquisa Políticas Curriculares, Educação Integral, Ensino Médio e Ensino da Arte.
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Educação, lotada e em exercício no Departamento de Fundamentação da Educação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. Pesquisa Políticas Curriculares, Educação Integral, Ensino Médio e Formação de Professores.
Thiago Luís Cavalcanti Calabria, Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Pesquisa Políticas Curriculares, Educação Integral, Ensino Médio e Formação de Professores.

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Publicado
2024-10-23
Como Citar
Alves Chagas, L., da Silva Rodrigues, A. C., & Cavalcanti Calabria, T. L. (2024). QUEM SOMOS? : as juventudes e a Escola Cidadã Integral Técnica na Paraíba. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26026
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio