PERSPECTIVA DE FUTURO E ENGAJAMENTO ESCOLAR DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
Resumo
Trata-se de um estudo com delineamentos quantitativo e qualitativo que investigou as diferenças entre estudantes de escolas pública e privada em relação a perspectiva de futuro e engajamento escolar. Os participantes foram 88 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio, de uma escola pública (n = 51) e uma escola particular (n = 37) de Minas Gerais. Os estudantes da escola privada indicaram maior expectativa quanto à conclusão do ensino médio e entrada na universidade. Os alunos da escola pública demonstraram resultados superiores em relação ao engajamento agente e apontaram que terão uma vida familiar feliz e permanecerão saudáveis. Trata-se de um estudo com delineamentos quantitativo e qualitativo que investigou as diferenças entre estudantes de escolas pública e privada em relação a perspectiva de futuro e engajamento escolar. Os participantes foram 88 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio, de uma escola pública (n = 51) e uma escola particular (n = 37) de Minas Gerais. Os estudantes da escola privada indicaram maior expectativa quanto à conclusão do ensino médio e entrada na universidade. Os alunos da escola pública demonstraram resultados superiores em relação ao engajamento agente e apontaram que terão uma vida familiar feliz e permanecerão saudáveis.Referências
BARDAGI, Marucia Patta et al. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Perspectiva Temporal para adolescentes. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 14, n. 1, pp. 1-8, abr. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009, 226p.
BONALDI, Eduardo Vilar. Tentando “chegar lá”: as experiências de jovens em um cursinho popular. Tempo Social, São Paulo, v. 30, pp. 259-282, jan./abr. 2018.
BRENNER, Ana Karina et al., Juventude brasileira: culturas do lazer e do tempo livre. In: Teles, N. (Org.) Um olhar sobre o jovem no Brasil. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, pp. 29-44, 2008.
BRONFENBRENNER, Urie; MORRIS, Pamela. The bioecological model of human development. In: W. Damon, & R. M., Lerner (Editors-in-Chief). Handbook of child psychology: Vol 1. Theoretical models of human development, Hoboken: Nova Jersey: Wiley, pp. 793–828, 2006.
CAMARGO, Douglas Branco; RIOS, Mônica Piccione Gomes. Evasão escolar na 1ª série do ensino médio: o caso de Joaçaba, Santa Catarina. ECCOS, Revista Científica, São Paulo, v. 46, pp. 33-51, mai./ago. 2018.
CARDOSO, Ana Rute; VERNER, Dorte. Factores de la deserción escolar en Brasil: El papel de la paternidad temprana, la mano de obra infantil y la pobreza. El Trimestre Económico, v. 78, n. 2, pp. 377-402, abr./jun. 2011.
CASTRO, Vanessa Gomes de; JÚNIOR, Fernando Tavares. Jovens em contextos sociais desfavoráveis e sucesso escolar no ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, pp. 239-258, jan./mar. 2016.
COELHO, Clara Cela de Arruda; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, pp. 621-629, dez. 2018.
COSCIONI, Vinicius et al. Perspectiva temporal futura: Teorias, construtos e instrumentos. Revista brasileira de orientação profissional, São Paulo v. 21, n. 2, pp. 215-232. Jul./dez. 2020.
COSTA, Lucas Lazzarotto Vasconcelos et al. Gênero e violência nos relacionamentos afetivo-sexuais entre adolescentes. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 27, n. 03, pp. 242-251, dez. 2023.
DANCEY, Christine; REIDY, John. Estatística Sem Matemática para Psicologia: usando o SPSS para Windows. 3ª Ed. São Paulo: Artmed, 2006. 608p.
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, pp. 21-32, abr. 2007.
DIAS, Helida Karla et al. Evasão escolar na educação de jovens e adultos–Revisão da literatura. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 9, pp. 8552-8574, dez. 2023.
DUTRA-THOMÉ, Luciana et al. O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola: Características Sociodemográficas de Jovens Trabalhadores e Não-trabalhadores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32 n. 01, pp. 101-109, jan./mar. 2016.
ELIAS, Ana Gabriela Pereira; MATIAS, Neyfsom Carlos Fernandes. Evasão Escolar: Uma revisão da literatura de pesquisas com jovens. In: GONÇALVES, Maria Célia da Silva; Pimenta, Daniela Cristina Freitas Garcia (Org.). Educação Contemporânea. 1ª Ed. Belo Horizonte: Poisson, 2022, pp. 142-150. Disponível em: < https://poisson.com.br/2018/produto/educacao-contemporanea-volume-40-2/> Acesso em: 14 jan. de 2024.
FÁVERO, Altair Alberto et al. A ilusão da liberdade de escolha: O problema da “customização” do currículo dos itinerários formativos da Reforma do Ensino Médio. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 13, n. 1, pp. 1-11, Jan./dez. 2022.
FREITAS, Pâmela Félix et al.. Juventude(s) e ensino médio: relação dos estudantes com a escola, o saber e as expectativas de futuro em territórios de vulnerabilidade social. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 2, pp. 80-105, jun. 2016.
FRITSCH, Rosângela; VITELLI, Ricardo Ferreira. Trajetórias escolares de “sucesso” de estudantes do ensino médio em escolas públicas. Revista Meta Avaliação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, pp. 664-693, mar. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 175p.
GÜNTHER, Isolda de Araújo; GÜNTHER, Hartmut. Brasílias pobres, Brasílias ricas: perspectivas de futuro entre adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 11, n. 2, p. 191-207, ago. 1998.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDO E PESQUISA ANÍSIO TEIXEIRA. Indicadores Educacionais. 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/nivel-socioeconomico> Acesso em: 16 mai. 2020.
JANEIRO, I. N. O Inventário de Perspectiva Temporal: estudo de validação. Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, v. 34, n. 1, pp. 117-133, fev. 2012.
MAROCO, João; GARCIA-MARQUES, Teresa. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, Lisboa, v.4, n.1, pp. 65-90, fev. 2006.
NODARI, Manoela Pagoto Martins et al.. Vivências e sociabilidades: lazer e tempo livre de adolescentes de escolas públicas e particulares. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 36, n. 94, pp. 458-478, out./dez. 2018.
NUNES, Tatiene Germano Reis et al. Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, pp. 203-210, mai./ago. 2014.
OLIVEIRA, Isabel Cristina Vasconcelos de; SALDANHA, Ana Alayde Werba. Estudo comparativo sobre a perspectiva de futuro dos estudantes de escolas públicas e privadas. Paideia, Ribeirão Preto, v. 20, pp. 47-55, abr. 2010.
OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de et al., Perspectivas de futuro entre adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 11, n. 1, pp. 16-27, jun. 2003.
PEREIRA, Bruna Caroline et al. Influência dos contextos escolar e familiar nos projetos de vida de adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 41, p. 1-14, nov. 2021.
QEDU. (2021). Taxas de Rendimento 2020. Disponível em: <https://www.qedu.org.br/brasil/taxas-rendimento/todas-as-redes/rural-e-urbana?year=2020> Acesso em: 02 junho de 2020.
SABADINI, Aparecida Angélica Zoqui Paulovic et al. Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia/Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009, 216p.
Silveira, Kátia Simone da Silva et al.,. Expectativas quanto ao Futuro: Reprovação e Expulsão da Escola de Adolescentes Estudantes e Socioeducandos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 13, n. 2, pp. 1-16, ago. 2020.
SILVEIRA, Malu Egídio da; JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. Engajamento escolar: adaptação e evidências de validade da escala EAE-E4D. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 20, n. 1, pp. 110-125, jan./abr. 2018.
TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Entre a escola pública e a universidade: longa travessia para jovens de origem popular. In: SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 27-51. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/n656x/pdf/sampaio-9788523212117-03.pdf> Acesso em: 04 junho de 2020.
TRIOLA, Mário. Introdução à Estatística. (Trad. FLORES, Vera Regina Lima de Farias). 10 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 700p.
VALLE, Jéssica Elena et al. Bullying, vitimização por funcionários e depressão: Relações com o engajamento emocional escolar. Psicologia escolar e educacional, São Paulo, v. 19, n. 03, pp. 463-473, dez. 2015.
ZAGO, Nadir. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 10, n. 18, pp. 70-80, jul. 2000.