INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
o olhar de uma estudante surda
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar e analisar as percepções de uma estudante surda sobre a acessibilidade vivenciada no ensino médio e as motivações de suas afinidades com as disciplinas desta etapa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, caracterizada como estudo de caso. Foram realizadas duas entrevistas na modalidade à distância, e trechos de interesse foram recortados e analisados. Os resultados indicam que para garantir a acessibilidade são necessárias adaptações simples, mas indispensáveis, pelos docentes, e que a afetividade nas relações mostra-se um fator determinante nas afinidades da estudante surda com as disciplinas.Referências
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 29 abr. 2020.
____. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm>. Acesso em: 28 abr. 2020.
____. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 08 maio. 2023.
____. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm>. Acesso em: 30 dez. 2023.
CAMPELLO, A. R. S. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2008.Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91182>. Acesso em: 24 jan. 2023.
COSTA, O. S. Implementação da disciplina de libras nas licenciaturas em municípios do interior de São Paulo. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3186/6655.pdf?sequence=1>. Acesso em: 07 jul. 2020.
DIAS, V. S. Percepções de uma estudante surda sobre suas vivências no ensino médio. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18436>. Acesso em: 09 jan. 2024.
GONÇALVES, H. B; FESTA, P. S. V. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, p. 1-13, 2013. Disponível em: <https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n6/ARTIGOPRISCILA.pdf>. Acesso em: 08 maio. 2023.
KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2011. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2023.
LACERDA, C. B. F. Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: formação nos espaços educacionais inclusivos. Cadernos de Educação, n. 36, p. 133-153, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1604>. Acesso em: 21 dez. 2023.
LACERDA, C.B.F. de; SANTOS, L. F. dos; CAETANO, J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, C.B.F. de; SANTOS, L.F. dos. (Orgs.) Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 185-200.
LEITE, L. P. Educador especial: reflexões e críticas sobre sua prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 10, n. 02, p. 131-142, 2004. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-65382004000200002&script=sci_abstract>. Acesso em: 28 dez. 2023.
LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas psicol, Ribeirão Preto , v. 20, n. 2, p. 355-368, dez. 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-389X2012000200006>. Acesso em: 24 abr. 2023.
MANZINI, E. J. Inclusão e acessibilidade. Revista da Sobama, v. 10, n. 1, p. 31-36, 2005. Disponível em: <https://www.unifio.edu.br/wp-content/uploads/2019/07/Inclus%C3%A3o-eAcessibilidade.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2020.
MOURA, A. F. Acesso ao ensino superior: a expectativa do aluno surdo do ensino médio. 2016. 107f. Dissertação (Mestrado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136338>. Acesso em: 13 jan. 2013.
MOURA, A. F; LEITE, L. P; MARTINS, S. E. S. O. Universidade acessível: com a voz dos estudantes surdos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 531-546, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/DQCKxXrJj4gSFsp8Zn4wTVb/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 13 jan. 2023
PAULILO, M. A. S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço social em revista, v. 2, n. 1, p. 135-145, 1999. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/ssrevista/n1v2.pdf#page=135>. Acesso em: 06 jul. 2020.
PACHECO, E. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=DESVENDANDO+OS+INSTITUTOS+FEDERAIS%3A+IDENTIDADE+E+OBJETIVOS&btnG=>. Acesso em: 08 maio. 2023.
SANTOS, C. L. A. ANDRADE, G. P. G; LOURENÇO, N. N. O ensino de ASL para alunos surdos: uma proposta para o ensino de línguas estrangeiras. Anais I CINTEDI, Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8999>. Acesso em: 18 abr. 2023.
SANTOS FILHO, P. L. Escolarização de surdos no ensino médio em Natal/RN: vendo e ouvindo vozes. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20610>. Acesso em: 11 jan. 2023.
SOUZA, L. J.; MARIANI, R; C. P. Pessoas surdas na aula de Matemática... E agora?(Análise de uma práxis com materiais didáticos). Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-25, 2021. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4141>. Acesso em: 13 jan. 2023.
SILVA, R. Q. O intérprete de libras no contexto do ensino superior. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: <https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1541>. Acesso em: 11 maio. 2023.
SILVA, C. M; SILVA, D. S.; MONTEIRO, R.; SILVA, D. N. H. Inclusão escolar: concepções dos profissionais da escola sobre o surdo e a surdez. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, p. 465-479, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/WpsRynyXQXDMCh3gGKZGVwS/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 13 jan. 2023.
SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez. 2000.
TABOSA, M. F. S. Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN. 130f. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29178>. Acesso em: 13 jan. 2023.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007. Disponível em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2022.
VERRI, C. R; ALEGRO, R. C. Anotações sobre o processo de ensino e aprendizagem de história para alunos surdos. Práxis Educacional, v. 2, n. 2, p. 97-114, 2017. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/515>. Acesso em: 13 jan. 2023.
VIAMONTE, P. F. V. S. Ensino profissionalizante e ensino médio: novas análises a partir da LDB 9394/96. Educação em Perspectiva, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6469>. Acesso em: 30 mar. 2023.
VICTORINO, T. A. Ela não olha pra gente: o cotidiano escolar de jovens surdos no ensino médio.142f. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210193>. Acesso em: 13 jan. 2023.
ZWICK, L. B. A. Escolarização, surdez e ensino médio: espaços institucionais e percursos escolares no estado do Rio Grande do Sul. 153f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/212055>. Acesso em: 13 jan. 2023.