INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO

o olhar de uma estudante surda

  • Vitor de Souza Dias Universidade Federal de São Carlos
  • Lara Ferreira dos Santos Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: educação especial; educação de surdos; ensino médio.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar e analisar as percepções de uma estudante surda sobre a acessibilidade vivenciada no ensino médio e as motivações de suas afinidades com as disciplinas desta etapa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, caracterizada como estudo de caso. Foram realizadas duas entrevistas na modalidade à distância, e trechos de interesse foram recortados e analisados. Os resultados indicam que para garantir a acessibilidade são necessárias adaptações simples, mas indispensáveis, pelos docentes, e que a afetividade nas relações mostra-se um fator determinante nas afinidades da estudante surda com as disciplinas.

Biografia do Autor

Vitor de Souza Dias, Universidade Federal de São Carlos
Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Graduado em Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa também pela UFSCar. Áreas de interesse: educação inclusiva, educação de surdos.
Lara Ferreira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).    Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (GPSAB).

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 29 abr. 2020.

____. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm>. Acesso em: 28 abr. 2020.

____. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 08 maio. 2023.

____. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm>. Acesso em: 30 dez. 2023.

CAMPELLO, A. R. S. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2008.Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91182>. Acesso em: 24 jan. 2023.

COSTA, O. S. Implementação da disciplina de libras nas licenciaturas em municípios do interior de São Paulo. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3186/6655.pdf?sequence=1>. Acesso em: 07 jul. 2020.

DIAS, V. S. Percepções de uma estudante surda sobre suas vivências no ensino médio. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18436>. Acesso em: 09 jan. 2024.

GONÇALVES, H. B; FESTA, P. S. V. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, p. 1-13, 2013. Disponível em: <https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n6/ARTIGOPRISCILA.pdf>. Acesso em: 08 maio. 2023.

KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2011. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2023.

LACERDA, C. B. F. Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: formação nos espaços educacionais inclusivos. Cadernos de Educação, n. 36, p. 133-153, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1604>. Acesso em: 21 dez. 2023.

LACERDA, C.B.F. de; SANTOS, L. F. dos; CAETANO, J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, C.B.F. de; SANTOS, L.F. dos. (Orgs.) Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 185-200.

LEITE, L. P. Educador especial: reflexões e críticas sobre sua prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 10, n. 02, p. 131-142, 2004. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-65382004000200002&script=sci_abstract>. Acesso em: 28 dez. 2023.

LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas psicol, Ribeirão Preto , v. 20, n. 2, p. 355-368, dez. 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-389X2012000200006>. Acesso em: 24 abr. 2023.

MANZINI, E. J. Inclusão e acessibilidade. Revista da Sobama, v. 10, n. 1, p. 31-36, 2005. Disponível em: <https://www.unifio.edu.br/wp-content/uploads/2019/07/Inclus%C3%A3o-eAcessibilidade.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2020.

MOURA, A. F. Acesso ao ensino superior: a expectativa do aluno surdo do ensino médio. 2016. 107f. Dissertação (Mestrado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136338>. Acesso em: 13 jan. 2013.

MOURA, A. F; LEITE, L. P; MARTINS, S. E. S. O. Universidade acessível: com a voz dos estudantes surdos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 531-546, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/DQCKxXrJj4gSFsp8Zn4wTVb/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 13 jan. 2023

PAULILO, M. A. S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço social em revista, v. 2, n. 1, p. 135-145, 1999. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/ssrevista/n1v2.pdf#page=135>. Acesso em: 06 jul. 2020.

PACHECO, E. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=DESVENDANDO+OS+INSTITUTOS+FEDERAIS%3A+IDENTIDADE+E+OBJETIVOS&btnG=>. Acesso em: 08 maio. 2023.

SANTOS, C. L. A. ANDRADE, G. P. G; LOURENÇO, N. N. O ensino de ASL para alunos surdos: uma proposta para o ensino de línguas estrangeiras. Anais I CINTEDI, Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8999>. Acesso em: 18 abr. 2023.

SANTOS FILHO, P. L. Escolarização de surdos no ensino médio em Natal/RN: vendo e ouvindo vozes. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20610>. Acesso em: 11 jan. 2023.

SOUZA, L. J.; MARIANI, R; C. P. Pessoas surdas na aula de Matemática... E agora?(Análise de uma práxis com materiais didáticos). Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-25, 2021. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4141>. Acesso em: 13 jan. 2023.

SILVA, R. Q. O intérprete de libras no contexto do ensino superior. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: <https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1541>. Acesso em: 11 maio. 2023.

SILVA, C. M; SILVA, D. S.; MONTEIRO, R.; SILVA, D. N. H. Inclusão escolar: concepções dos profissionais da escola sobre o surdo e a surdez. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, p. 465-479, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/WpsRynyXQXDMCh3gGKZGVwS/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 13 jan. 2023.

SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez. 2000.

TABOSA, M. F. S. Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN. 130f. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29178>. Acesso em: 13 jan. 2023.

VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007. Disponível em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2022.

VERRI, C. R; ALEGRO, R. C. Anotações sobre o processo de ensino e aprendizagem de história para alunos surdos. Práxis Educacional, v. 2, n. 2, p. 97-114, 2017. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/515>. Acesso em: 13 jan. 2023.

VIAMONTE, P. F. V. S. Ensino profissionalizante e ensino médio: novas análises a partir da LDB 9394/96. Educação em Perspectiva, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6469>. Acesso em: 30 mar. 2023.

VICTORINO, T. A. Ela não olha pra gente: o cotidiano escolar de jovens surdos no ensino médio.142f. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210193>. Acesso em: 13 jan. 2023.

ZWICK, L. B. A. Escolarização, surdez e ensino médio: espaços institucionais e percursos escolares no estado do Rio Grande do Sul. 153f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/212055>. Acesso em: 13 jan. 2023.

Publicado
2024-10-23
Como Citar
Dias, V. de S., & Santos, L. F. dos. (2024). INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: o olhar de uma estudante surda. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26045
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio