LASSI

diagnóstico de estratégias de estudo e aprendizagem em estudantes universitários

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Natália Moraes Góes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: estratégias cognitivas e metacognitivas; ensino superior; formação de professores.

Resumo

O estudo teve como objetivo conhecer as estratégias de estudo e aprendizagem de estudantes universitários e examinar a relação dessas estratégias com variáveis sociodemográficas e da vida acadêmica dos participantes. Participaram 121 estudantes de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que os estudantes utilizam estratégias diversas de estudo e aprendizagem. Diferenças significativas emergiram em função da idade, do semestre, da autopercepção sobre o desempenho e da intenção de continuar o curso, indicando a necessidade de que essas variáveis sejam consideradas no delineamento de programas de intervenção.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas
Ph.D em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa. Professora associada do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Áreas de interesse: autorregulação da aprendizagem, motivação para aprender, narrativas autobiográficas, delineamento de programas de intervenção para a promoção da aprendizagem autorregulada na escolarização formal
Evely Boruchovitch , Universidade Estadual de Campinas
Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles. Professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Áreas de interesse: aprendizagem autorregulada, estratégias de aprendizagem, motivação para aprender, afetividade, metacognição, variáveis afetivo-motivacionais, delineamento de programas de intervenção para a promoção da aprendizagem autorregulada na escolarização formal e construção, tradução, adaptação e validação de instrumentos para avaliação psicoeducacional.
Natália Moraes Góes, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina. Áreas de interesse: psicologia da educação, autorregulação da aprendizagem, motivação para aprender, estratégias de aprendizagem, formação de professores, intervenções psicopedagógicas.
Publicado
2024-01-26
Como Citar
Maria Bragagnolo Frison, L., Boruchovitch , E., & Moraes Góes, N. (2024). LASSI: diagnóstico de estratégias de estudo e aprendizagem em estudantes universitários. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26121
Seção
Artigos