A DINAMICIDADE DA APRENDIZAGEM DA (RE)ESCRITA ORTOGRÁFICA

indícios em textos estudantis

  • Marcelo de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: aprendizagem; ortografia; (re)escrita.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar, categorizar e analisar indícios concernentes à aprendizagem da (re)escrita ortográfica. Para tanto, foi investigado um corpus, composto por produções textuais de alunos do 7º ano de uma escola privada de Belo Horizonte (Minas Gerais), na perspectiva metodológica da abordagem qualitativa (PAIVA, 2019). Tendo como fundamentação teórica a Integração de Múltiplos Padrões (TREIMAN; KESSLER, 2014), os resultados permitiram mostrar e sistematizar a dinamicidade inerente à aprendizagem da (re)escrita ortográfica, processo permeado por (re)formulações de hipóteses, erros, acertos, entre outros processos.

Biografia do Autor

Marcelo de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência como professor de Língua Portuguesa na educação básica e no ensino superior.
Publicado
2024-01-26
Como Citar
de Castro, M. (2024). A DINAMICIDADE DA APRENDIZAGEM DA (RE)ESCRITA ORTOGRÁFICA : indícios em textos estudantis. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26122
Seção
Artigos