NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS JUVENIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
o caso do grupo cristão do Bentão
Resumo
Com o objetivo de analisar as práticas de um grupo autogerido de jovens cristãos, de predominância evangélica, em uma escola pública de ensino médio na cidade de Campinas (SP), foi realizada uma pesquisa etnográfica com imersão no cotidiano do grupo, seus encontros e ações, presenciais ou virtuais. Identificamos a liberdade de trânsito do grupo na escola e o reconhecimento positivo de suas práticas por professores e funcionários. É possível afirmar que o grupo contribui para que seus integrantes estabeleçam vínculos religiosos mais fortes e expressem sua identidade religiosa em meio ao cotidiano escolar.Referências
ALMEIDA, Ronaldo. Bolsonaro presidente: conservadorismo, evangelismo e a crise brasileira. Novos Estudos CEBRAP, v. 38, n. 1, jan./abr. 2019. Disponível em:< https://doi.org/10.25091/S01013300201900010010>. Acesso em 21 jul. 2023.
CUNHA, Luiz Antônio. O Sistema Nacional de Educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação & Sociedade, v. 34, n. 124, p. 925-941, set. 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300014> .Acesso em 02 jun. 2022.
FERNANDES, Silvia Regina Alves. Entrechoques e múltiplas pertenças religiosas: aspectos da cultura religiosa e midiática entre Jovens Contemporâneos no Brasil. In: Tostes, Angélica; Claudio de Oliveira Ribeiro. (Org.). Religião, diálogo e múltiplas pertenças. 1ed. São Paulo: Anablume, 2019. pp. 35-57
FRESTON, Paul. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao impeachment (Tese de doutorado). IFCH, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, São Paulo, 1993.
GUADALUPE, José Luis Pérez. ¿Políticos Evangélicos o Evangélicos Políticos? Los Nuevos Modelos de Conquista Política de los Evangélicos. In: GUADALUPE, José Luis Pérez; GRUNDBERGER, Sebastian. (Org.). Evangélicos y Poder en América Latina. 1ed. Lima - Perú: Konrad-Adenauer-Stiftung (KAS), 2018. pp. 11-106.
GUERREIRO, Clayton; ALMEIDA, Ronaldo. Negacionismo religioso: Bolsonaro e lideranças evangélicas na pandemia Covid-19. Religião & Sociedade, v. 41, n. 2, p. 49–74, mai. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0100-85872021v41n2cap02> Acesso em 23 set. 2023.
GOMES, Elias Evangelista. Práticas socializadoras do gosto sexual e do exercício do sexo. Etnográfica, Lisboa, v. 19, n. 1, p. 51-57, fev. 2015.
LEFEBVRE, Henri. Rhythmanalysis: space, time and everyday life. Londres/Nova Iorque: Continuum, 2004. 112p.
MAFRA, Clara. Os evangélicos. 1ed. Zahar. 2001. 92p.
MONTERO, Paula; SILVA, Aramis Luis; SALES, Lilian. Fazer religião em público: encenações religiosas e influência pública. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre , v. 24, n. 52, p. 131-164, Dec. 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0104-71832018000300006> Acesso em 10 mai. 2022.
NOVAES, Regina Reyes. Juventude, percepções e comportamentos: a religião faz diferença? In: Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional/ [org.] Helena Abramo, Pedro Paulo Martoni Branco. - São Paulo: Editora: Fundação Perseu Abramo, 2008.
NOVAES, Regina Reyes. Juventude, religiosidade e redes: reflexões sobre resultados de pesquisas. In. Agenda Juventude Brasil : leituras sobre uma década de mudanças / Organizadores: Diógenes Pinheiro ... [et al] . – Rio de Janeiro : Unirio, 2016.
NOVAES, Regina Reyes. Juventude e religião, sinais do tempo experimentado. Interseções, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 351-368, dez. 2018.
MEYER, Birgit. Going and Making Public. Some Reflections on Pentecostalism as Public Religion in Ghana. In: ENGLUND, H (Ed.). Christianity and Public culture in Africa. Columbus: Ohia University Press, 2011. pp. 149-166
ORO, Ari Pedro. Religião, Coesão Social e Sistema Político na América Latina. In: Coesão Social na América Latina: Bases para uma Nova Agenda Democrática: iFHC/CIEPLAN.São Paulo, Brasil, e Santiago de Chile. 2008.
ORO, Ari Pedro; TADVALD, Marcelo. Consideraciones sobre el campo evangélico brasilero. In: Nueva Sociedad, n. 280, p. 55-67, 2019.
PEREIRA, Alexandre Barbosa. Outros Ritmos em Escolas da Periferia de São Paulo. Educ. Real , Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 217-237, mar., 2016. Disponível em:< https://doi.org/10.1590/2175-623654713> Acesso em 20 fev. 2022.
PORELLI, Ana Beatriz Gasquez; ZAN, Dirce. O que as pesquisas sobre juventude e religião dizem a respeito da escola? In: 14a Reunião da ANPEd – Sudeste, 2020. Anais eletrônicos disponíveis em: <http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/23/7712-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf >. Acesso em jun. 2022.
PORELLI, Ana Beatriz Gasquez; ZAN, Dirce. Jovens estudantes de ensino médio, pertencimento religioso e pandemia Covid-19 In: Juventudes ibero-americanas dilemas contemporâneos [livro eletrônico] / Oliveira, Victor Hugo Nedel et al. (Org.) Santa Maria: Arcos Editores, 2022. pp. 251-270.
UBES. União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. NOTA SOBRE A VITÓRIA PELO #ADIAENEM. 21 de maio de 2020. Disponível em: https://ubes.org.br/2020/nota-sobre-a-vitoria-pelo-adiaenem/ Acesso em: 23 set. 2020.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marília Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, e00068820, abr. 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-cronica-de-uma-crise-sanitaria-anunciada> . Acesso em 18 set. 2020