NOVO ENSINO MÉDIO

experiências e sentidos entre jovens estudantes

  • Maria Carla Corrochano Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Jovens; Ensino Médio; Trabalho; Escola.

Resumo

Em diálogo com os estudos sobre o ensino médio e as múltiplas e desiguais trajetórias juvenis, o artigo analisa o denominado novo ensino médio sob o ponto de vista de jovens estudantes. Fundamenta-se em parte dos resultados de pesquisa qualitativa mais ampla, realizada por meio de grupos de discussão com estudantes de escolas públicas no estado de São Paulo. Os resultados evidenciam os limites do novo modelo, bem como as aproximações e diferenças de percepções entre jovens, especialmente quando considerada a presença ou a ausência do trabalho, ao lado de demandas de suporte para a continuidade dos estudos em nível superior.

Biografia do Autor

Maria Carla Corrochano, Universidade Federal de São Carlos
Cientista Social, Mestre e Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Condição Humanas da Universidade Federal de São Carlos/ Campus Sorocaba. Área de interesse: sociologia da educação, sociologia da juventude, sociologia do trabalho.

Referências

ABILIO, Ludmilla C. Uberização e juventude periférica: desigualdades, autogerenciamento e novas formas de controle do trabalho. Novos estudos Cebrap, São Paulo, v.39, n.3, pp.579-597, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/nec/a/zwB63zdGw9nNzqPrS7wFsMN/>. Acesso em: 20 mar. 2021.

ABRAMO, Helena; VENTURI, Gustavo; CORROCHANO, Maria Carla. Estudar e trabalhar: um olhar qualitativo para uma complexa combinação nas trajetórias juvenis. Novos estudos Cebrap, São Paulo, v.39, n.3, pp.523-42, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/nec/a/HffJZGdxz6Z36cqybFwQ5nH/?format=pdf>. Acesso em: 20 mar.2021.

ALMEIDA, E.; TARÁBOLA, Felipe; CORROCHANO, M.C. The participation of youths-students in secondary schools: learning, generational relations, and political inventiveness. Foro de Educación, v. 20, n. 1, pp. 88-107, jan./jun. 2022. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/viewFile/931/499. Acesso em: 04 jan. 2024.

ARAÚJO; Kathya; MARTUCCELLI, Danilo. La escuela y la cuestión del mérito: reflexiones desde la experiencia chilena. Educação e Pesquisa, v.41, n. especial, pp.1503-18, dez. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/RQTWHGVTGX6v8MskqX4xNDK/?format=pdf>. Acesso em: 2 mar. 2023.

ARROYO, Miguel. Repensar o ensino médio: por quê? In: DAYRELL, Juarez.; CARRANO, Paulo.; MAIA, Carla (Orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014. pp.53-74.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm?msclkid=99fb7879d0c211ec91a329a85274182b>. Acesso em: 31 jul. 2023.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Microdados [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2022. Disponível em: < https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Principais_destaques_PNAD_continua/. Acesso em 05 jan.2024.

BRASIL. Censo Escolar 2023: divulgação de resultados. Brasília: Inep/ Diretoria de Estatísticas Educacionais, 2024.

CANDIDO, Antonio. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. pp.107-28.

CARRANO, Paulo; MARINHO, Andrea; OLIVEIRA, Viviane. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Educação e Pesquisa, v.41, p.1439-54, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/P9xX7fLyt8MSgL4VmcGK4ft/>. Acesso em: 5 abr. 2022.

CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, v.22, pp.247-90, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cpa/a/qRmTmwBC9b7KPyYkWFv5YXG/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 3 jan. 2015.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social. Petrópolis: Vozes, 1998.

CATINI, C. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, n.127, pp.53-68, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180045. Acesso em: 10 ago. 2023.

COLOMBO, E.; REBUGHINI, P. Danser seul (e)s: la jeunesse entre individualisation, individualisme, singularité, auto-entrepreneuriat et nouvelles formes de sociation. Sciences et Actions Sociales, n.18, pp.1-14, 2022.

COLLINS, Patricia Hills; BILGE, Sirma. Intersectionality.Cambridge/Oxford/Boston/New York: Polity, 2020.

CORROCHANO, Maria Carla; TARÁBOLA, Felipe S. Neoliberalismo, trabalho e pandemia: enfrentamento de jovens nas periferias. Educação e Sociedade, v.44, e.e274390, p.1-19, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/zZ7PKKTLRGxmvGBWQfrx8DB/?format=pdf>. Acesso em: 2 fev. 2024.

CORROCHANO, Maria Carla; ABRAMO, Helena; ABRAMO, Laís. A tematização do trabalho juvenil na agenda pública brasileira: avanços, tensões, limites. Revista Latinoamericana de Estudos do Trabalho, v.36, pp.41-58, 2017. Disponível em: <http://alast.info/relet/index.php/relet/article/view/289>. Acesso em: 24 jan. 2018.

CORROCHANO, Maria Carla. O trabalho e a sua ausência: narrativas juvenis na metrópole. São Paulo: FAPESP, Anablume, 2012.

CORTI, Ana Paula. À deriva: um estudo sobre a expansão do ensino médio no estado de São Paulo (1991-2003). 2015. 321p. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

CORTI, Ana Paula. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do ensino médio de 2017. Educação em Revista, v.35, n.1, pp.1-20, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/sg3HGWqjwdRD5sk5v3Kc5sb/#>. Acesso em: 12 dez. 2020.

COSTA, Adriana; GROPPO, Luis Antonio (Orgs.). O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

CUNHA, Luís Antônio. Ensino médio: atalho para o passado. Educação e Sociedade, v.38, n.139, pp.373-84, abr./jun. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/sRgNLFXFPBvWCYggFhcBmYm/>. Acesso em: 4 fev.2019.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla L. (Org). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

DUBET, François, MARTUCCELLI, Danilo. A l´ecole: sociologie de l’experience scolaire. Paris: Seuil, 1996.

FABBRINI, Antonio; MELUCCI. Alberto. L’età dell’oro: adolescenti tra sogno ed esperienza. Milano: Feltrinelli, 1992.

ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C. Desigualdades educacionais em metrópoles: território, nível socioeconômico, raça e gênero. Educação e Sociedade, v.41, e.228514, p.1-19, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/GVtXJSMqhnxstcpMkz69Vqk/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 3 fev.2024.

FERRETTI, Celso. SILVA, Monica. Reforma do ensino médio no contexto da medida provisória no 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação e Sociedade, v.38, n.139, p.385-404, abr./jun., 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/LkC9k3GXWjMW37FTtfSsKTq/>. Acesso em: 5 de jan. 2022.

GOULART, Débora; CÁSSIO, Fernando. A farsa do ensino médio self-service. Le Monde Diplomatique Brasil, 12 ago. 2021. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/a-farsa-do-ensino-medioself-service>. Acesso em: 25 mai. 2022.

GUIMARÃES, Nadya Araujo; BRITO, Murillo Marschner Alves; COMIN, Álvaro. Trajetórias e transições entre jovens brasileiros: pode a expansão eludir as desigualdades?”. Novos Estudos Cebrap, vol. 39, n. 3, pp. 475-498, set-dez. 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/nec/a/cZtJm4FXwFjq4Wfk4JsQkhN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 02 dez.2022.

HADDAD, Sérgio.; SIQUEIRA, Filomena. Analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil. Revista Brasileira de Alfabetização, v.1, n.2, 31 dez. 2016. Disponível em: <https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/81>. Acesso em: 6 fev. 2024.

KRAWCZYK, Nora. Uma roda de conversa sobre os desafios do ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla. (Orgs). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, pp. 75-100.

KRAWCZYK, Nora; ZAN, Dirce. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. Universidad, formación, políticas y prácticas, Florianópolis, v.15, n.1, p.106-28, 2021.

KRAWCZYK, Nora; ZAN, Dirce (Orgs.). A reforma do ensino médio em São Paulo: a continuidade do projeto neoliberal. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022.

LEANDRO, Bianca.; SOBRINHO, André; ABRAMO, H. Panorama da situação de saúde de jovens brasileiros (2016-2022): intersecções entre juventude, saúde e trabalho. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz, 2023. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-revela-do-que-adoecem-e-morrem-os-jovens-brasileiros-0>. Acesso em: 5 fev. 2024.

LEÃO, Geraldo. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista. Belo Horizonte, n.34, e.177494, p.1-23, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/5ZBJkFDW3d6pL9KVFcFCQHx/>. Acesso em: 2 dez. 2020.

LIMA, Jacob.; OLIVEIRA, Roberto. O empreendedorismo como discurso justificador do trabalho informal e precário. Contemporânea. v. 11, n. 3 p. 905-932, set-dez. 2021. Disponível em: <https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/1062/481>. Acesso em 04 fev. 2023.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.94, jan./abr. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/>. Acesso em: 2 dez. 2023.

MARTUCCELLI, Danilo. Grammaires de l´individu. Paris: Gallimard, 2002.

MARTUCCELLI, Danilo. Forgé par l’épreuve: l’individu dans la France contemporaine. Paris: Armand Colin, 2006.

MARTUCCELLI, Danilo. La participazione con riserva: al di qua tema della critica. Quaderni di Teoria Sociale, [S. l.], v.1, 2015.

MELUCCI, A. A invenção do presente. Movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.

MENEZES, Vitor. M. O. de; SANTOS, Raquel. S. dos. Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022). Tempo Social, [S. l.], v.35, n.3, p.137-60, 2023. DOI: 10.11606/0103-2070.ts.2023.215306. Disponível em: <https://www.journals.usp.br/ts/article/view/215306>. Acesso em: 24 fev. 2024.

PAIS, José Machado. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: AMBAR, 2001.

PAIS, José M.; FERREIRA, Vitor. S. (Org.). Tempos e transições de vida: Portugal ao espelho da Europa. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.

PEREIRA, Alexandre B. A maior zoeira na escola: experiências juvenis na periferia de São Paulo. São Paulo: Ed. Unifesp, 2016.

PEREGRINO, Mônica; PRATA, Juliana. Juventude como mirante dos fenômenos sociais e a reforma do ensino médio – o que se vê quando se olha de um outro lugar? Revista Brasileira de Educação, v.28, e.280052, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/m7RWL4Mj8RxFGkv3fwZ35tx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 15 jan. 2024.

REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE [REPU]. Redução na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino noturno na rede estadual de São Paulo, 2020-2023 [Nota Técnica]. São Paulo: REPU, 23 jul. 2024. Disponível em:<https://www.repu.com.br/notas-tecnicas> Acesso em: 04 ago.2024.

REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE [REPU]. Novo ensino médio e indução de desigualdades escolares na rede estadual de São Paulo [Nota Técnica]. São Paulo: REPU, 2 jun. 2022. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2020.

SENKEVICS, Adriano S. O acesso ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020. 2021. 437p. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

SILVA, Mônica R.; KRAWCZYK, Nora. Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.49, e.271803, 2023. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/JFWYthKGr3PzwN7QsqhfMqs/https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349271803por>. Acesso em: 10 dez. 2024.

SPOSITO, Marilia P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Fundação Perseu Abramo, 2005. pp.120-45.

SPOSITO, Marilia P.; ALMEIDA, Elmir; TARÁBOLA, Felipe. Jovens do ensino médio e participação na esfera escolar: um estudo transnacional. Estudos Avançados, [S. l.], v.34, n.99, p.313-32, 2020. DOI: 10.1590/s0103-4014.2020.3499.019. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/173434>. Acesso em: 1o fev. 2024.

SPOSITO, Marilia P.; SANTOS, Raquel; SILVA, Fernanda A. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa, [S.l.], v.44, p.1-24, dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/cdSt3xCththpDM9rwbrNGVg/>. Acesso em: jan. 2018.

TARÁBOLA, Felipe S. Aspirantes: desafios de estudantes da USP egressos de escolas públicas no contexto do novo tensionamento político-social brasileiro. 2016. 424 p. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

TOMMASI, Livia de; CORROCHANO, Maria Carla. Do qualificar ao empreender: políticas de trabalho para jovens no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 34, n. 99, p. 353–371, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/173439. Acesso em: 10 ago. 2021.

TEIXEIRA, Inês. Uma carta, um convite. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla L. (Orgs). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. pp.11-42.

TOLEDO, Cinthia Torres. Da frente ao fundão da sala de aula: masculinidades e envolvimento escolar na periferia de São Paulo. 195f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

VIÑAO, Antonio. Culturas escolares y reformas (sobre la naturaleza histórica de los sistemas e instituciones educativas). Revista Teias, [S. l.], v.1, n.2, p.1-25, 2007. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23855>. Acesso em: 2 fev. 2024.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, maio/ago. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/7c6QvcWJc6pX6xwgxYVLFKv/>. Acesso em: 5 jun. 2022.

Publicado
2024-10-23
Como Citar
Corrochano, M. C. (2024). NOVO ENSINO MÉDIO: experiências e sentidos entre jovens estudantes. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26338
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio