NOVO ENSINO MÉDIO

experiências e sentidos entre jovens estudantes

  • Maria Carla Corrochano Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Jovens; Ensino Médio; Trabalho; Escola.

Resumo

Em diálogo com os estudos sobre o ensino médio e as múltiplas e desiguais trajetórias juvenis, o artigo analisa o denominado novo ensino médio sob o ponto de vista de jovens estudantes. Fundamenta-se em parte dos resultados de pesquisa qualitativa mais ampla, realizada por meio de grupos de discussão com estudantes de escolas públicas no estado de São Paulo. Os resultados evidenciam os limites do novo modelo, bem como as aproximações e diferenças de percepções entre jovens, especialmente quando considerada a presença ou a ausência do trabalho, ao lado de demandas de suporte para a continuidade dos estudos em nível superior.

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Biografia do Autor

Maria Carla Corrochano, Universidade Federal de São Carlos
Cientista Social, Mestre e Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Condição Humanas da Universidade Federal de São Carlos/ Campus Sorocaba. Área de interesse: sociologia da educação, sociologia da juventude, sociologia do trabalho.

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Publicado
2024-10-23
Como Citar
Corrochano, M. C. (2024). NOVO ENSINO MÉDIO: experiências e sentidos entre jovens estudantes. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.26338
Seção
Dossiê Temático: Juventudes e Ensino Médio