ENTREVISTA CON ALFREDO HOYUELOS PARA CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPEL)
Resumo
Para este dossiê sobre as infâncias, intitulado “Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis”, convidamos o autor, pesquisador e atelherista Alfredo Hoyuelos Planillo para uma conversa sobre suas percepções sobre a atualidade da obra de Loris Malaguzzi, tema de sua pesquisa de doutorado, assim como para falar sobre as suas percepções sobre a Educação Infantil na Espanha e abordar as qualidades de uma professora preocupada em promover as infânciasReferências
HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Tradução de Bruna Villar. São Paulo: Phorte, 2020. 288p.
HOYUELOS, Alfredo. A ética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Tradução de Bruna Villar. São Paulo: Phorte, 2021. 408p.
HOYUELOS, Alfredo. La identidad de la educación infantil, Educação, Santa Maria, v. 35, n. 01, p. 15-23, 2010.
HOYUELOS, Alfredo. Loris Malaguzzi: uma biografia pedagógica. Tradução de Bruna Villar. São Paulo: Phorte, 2023. 440p.
HOYUELOS, Alfredo. Malaguzzi, cuando la pedagogía se moja, Cuadernos de pedagogía, Madri, n.459, p. 88-95, 2015.
HOYUELOS, Alfredo. Pedagogía y política en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi, RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, v. 3, nº 1, p. 43–61, Enero-Abril, 2014.
HOYUELOS, Alfredo; RIERA, María Antonia. Complexidade e relações na educação infantil. Tradução de Bruna Villar. São Paulo: Phorte, 2019. 216p.
HOYUELOS, Alfredo; SILVA, Marcelo Oliveira da; OLIVEIRA, Ana Luisa Dias. Ser educadora, Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-4, 2022.
VECHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017. 328p.