EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA MENORES ABANDONADOS

orfanotrófio Pão dos Pobres – Porto Alegre/RS (1947 - 1955)

  • Luciane Sgarbi Grazziotin Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Pão dos Pobres de Santo Antônio; orfanato; memória.

Resumo

Analisa-se aqui um abrigo e escola para órfãos, na cidade de Porto Alegre, conhecida como “Pão dos Pobres de Santo Antônio, que funciona desde 1895 até os dias atuais. A investigação tem sua base metodológica amparada na História Oral e na Análise Documental de Arquivos Pessoais O recorte temporal situa-se entre os anos 1947 e 1955, estando relacionado à vida de um dos moradores. As memórias de Seu Barbosa trazem as dimensões do afeto e da gratidão pela oportunidade de, nas suas palavras, “ser alguém”, fato que está vinculado, principalmente, ao aprendizado de uma profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Grazziotin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Possui Pós-Doutorado pela UNED em Madri (2017), doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela PUCRS (2008). Fez doutorado sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa (2007). Fez Mestrado em Ciências na UFPel (1991) coordenadora da linha de pesquisa História, políticas e gestão da educação do PPGEdu UNISINOS (2019-2021). Área de interesse relacionada à História da Educação: Memória e História Oral, Cultura Escolar, Cultura Escrita, Instituições e Património Histórico Educativo. Possui bolsa Produtividade – CNPq1D.

Referências

ABREU, Ennio Farias de; ABREU, Marisa da Costa. 1 Ed. Bom Jesus – duas épocas. Porto Alegre: EST/UCS, 1981. 126p.

ALBERTI, Verena. História oral: a experiência do CPDOC. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1990. 75p.

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Cadernos de História da Educação, v.20, pp.1-5, e058, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/che/v20/1982-7806-che-20-e058.pdf. Acesso em: 02 jun. 2024.

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, n.23, p.62-74, mai.-ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/drzj7WstvQxKy7t5GssT4mk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jun. 2024.

CALDEIRA, Jeane dos Santos. A infância desvalida institucionalizada em Pelotas/RS : controle e ordenamento social nas páginas dos periódicos locais, décadas de 1910 a 1940. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.

CALDEIRA, Jeane dos Santos. O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas/RS (1901-1930): trajetória educativa institucional. (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes do fazer.11 Ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

CORPASSI, Amanda. A preparação para captação de recurso à luz do novo MROSC: um estudo de caso da Fundação Pão dos Pobres. 2018. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração), Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

CUNHA, Maria. Teresa Santos. O historiador e suas fontes. 2 Ed. São Paulo: Autêntica, 2009. 302p.

DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos. Formar cidadãos: uma proposta de escola católica. Veritas, Porto Alegre, v.42, n.2, pp.313-331, 1998. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/veritas/article/view/35669. Acesso em: 02 jun. 2024.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 9 Ed. São Paulo: Perspectiva, 2015. 312p.

GOMES, Angela de Castro. Nas malhas do feitiço: o historiador e o encanto dos arquivos privados. Estudos Históricos, v.11, n.21, pp.121-127, 1998. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2069. Acesso em: 02 jun. 2024.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi. Bom Jesus, tempo e memória: educação e gênero no contexto urbano (1913-1950). In: 12° ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. HISTÓRIA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. 2006, Santa Maria. Anais do 12º Encontro Sul-Rio Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Santa Maria, Unifra, 2006. pp.54.

GRAZZIOTIN, Luciane. Sgarbi. Memórias orais arquivadas: a escolarização de migrantes no meio rural da região nordeste do Rio Grande do Sul (1910 a 1940). In: A. RUGGIERO, Antonio.; CONEDERA, Leonardo. (Orgs.). Entre a Itália e o Brasil Meridional: História Oral e narrativas de imigrantes. 1 Ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. pp.155.

GRAZZIOTIN, Luciane. Sgarbi. “With Faith and Knowledge, All Can Be Overcome”: Memories of an Orphanage and of Vocational Education for Abandoned Children (Porto Alegre/RS 1947 to 1955). In: MEDA, J.; PACIARONI, L.; SANI, R. (Orgs.). The School and Its Many Pasts. 1 Ed. Macerata: EUM Edizioni Università di Macerata, 2024. pp. 01-1090.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 1 Ed. São Paulo: Centauro, 2006. Pp.224.

HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia. Apresentação. In: HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia. (Orgs.). Pensar os arquivos: uma antologia. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2018. 363p.

LINBERGER, Rafaela. Educandário Amparo Santa Cruz: “o lugar onde os filhos choram e as mães não escutam”, Porto Alegre (1940-1950). 2022. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação), Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2022.

MADRUGA, Ana Paula Brasil Vaz. Cidadania em construção: a proposta do Pão dos Pobres, Veritas, Porto Alegre, v.43, n.5, p.15-19, 1998. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/35511. Acesso em: 02 jun. 2024.

MCKEMMISH, Sue. Provas de mim... In: HEYMANN, L. NEDEL, L. (Orgs.). Pensar os arquivos: uma antologia. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2018. pp.363.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire (Tome 1 – La République). 4 Ed. Paris: Gallimard, 1984. pp.318.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. 3 Ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. pp.533.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. 1 Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. pp.129.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. (Org.). Por uma história política. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2003. pp.215.

STAUB, Gilmar. Projetos de vida e emancipação: constituindo o ser-sujeito cidadão no Pão dos Pobres. 2013. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação), Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 3 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. pp.385.

VALLE, Hardalla do. O ensino de ofícios na cidade do Rio Grande/RS (1889- 1930) : uma análise sobre a infância desvalida.Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Pelota, Pelotas, 2017

VICENTE, Magda de Abreu. O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas, RS (1923-1934): gênese e práticas educativas. Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.

Publicado
2024-09-04
Como Citar
Sgarbi Grazziotin, L. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA MENORES ABANDONADOS: orfanotrófio Pão dos Pobres – Porto Alegre/RS (1947 - 1955). Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27157
Seção
Artigos