ASSESSORES PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR
uma análise do perfil profissional de membros de uma comunidade de aprendizagem
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa empírica, desenvolvida em um pós-douramento em Pedagogia Universitária, cujo objeto de estudos foi a Assessoria Pedagógica Universitária e teve sua coleta de dados entre 2021 e 2022 com a aplicação de questionários estruturados. Focalizou os processos de autoformação que buscam qualificar as ações profissionais dos assessores pedagógicos, caracterizando o perfil de membros de um grupo que congregava mais de 160 desses profissionais de instituições de Ensino Superior brasileiras. Os resultados sinalizam que há necessidade de que processos de autoformação sejam tomados como referentes da prática de assessoramento, face aos muitos desafios postos ao Ensino Superior.Referências
ALARCÃO, Isabel. Formar-se para formar. Aprender, Portalegre, Escola Superior de Educação, n. 15, pp. 19-25, jul. 1993. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/18/19
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. 243p.
CUNHA, Maria Isabel da. Assessoramento Pedagógico. In: MOROSINI, Marilia Costa (Ed. Chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: INEP/MEC/RIES, 2006. 383p.
CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, 12(3), set./dez. 2008, pp. 182-186.
CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, CNPq, 2010.339p.
CUNHA, Maria Isabel da. Estratégias de assessoramento pedagógico em questão: potencialidades na didática da educação superior. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de [et.al.]. Didática e Prática de Ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: EdUECE, 2015, pp. 2981-2994.
FERNÁNDEZ, Lídia. Asesoramiento pedagógico institucional: una propuesta de encuadre de trabajo. Revista Argentina de Educación, Buenos Aires, AGCE, año II, n. 2, pp. 18-36, 1982.
HEVIA, Isabel Abal de. El asesor pedagógico em la formación del docente universitário. In: LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: UBA, 2004, pp. 83-108.
LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica em la formación. Buenos Aires: UBA, 2004. 168p.
LUCARELLI, Elisa. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, Maria Isabel da (org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007, pp. 75-92.
LUCARELLI Elisa. Una mirada regional sobre el asesoramiento pedagógico universitario y la formación del docente universitario: identidad y diversidad. InterCambios, vol. 3, n. 2, pp. 13-25, 2016.
XAVIER, Amanda Rezende Costa. Contextos Curriculares da Universidade Nova e do Processo de Bolonha: a Assessoria Pedagógica Universitária em questão. 2019. 370f. Tese (Doutorado em Educação), Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2019.