ASSESSORES PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR

uma análise do perfil profissional de membros de uma comunidade de aprendizagem

  • Amanda Rezende Costa Xavier Universidade Federal de Alfenas
  • Maria Isabel da Cunha Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: assessoria pedagógica universitária, pedagogia universitária, autoformação pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa empírica, desenvolvida em um pós-douramento em Pedagogia Universitária, cujo objeto de estudos foi a Assessoria Pedagógica Universitária e teve sua coleta de dados entre 2021 e 2022 com a aplicação de questionários estruturados. Focalizou os processos de autoformação que buscam qualificar as ações profissionais dos assessores pedagógicos, caracterizando o perfil de membros de um grupo que congregava mais de 160 desses profissionais de instituições de Ensino Superior brasileiras. Os resultados sinalizam que há necessidade de que processos de autoformação sejam tomados como referentes da prática de assessoramento, face aos muitos desafios postos ao Ensino Superior.

Biografia do Autor

Amanda Rezende Costa Xavier, Universidade Federal de Alfenas
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro, com período sanduíche (Bolsista Capes - bolsa financiada com recursos do PDSE/CAPES) na Universidade do Porto, Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Mestre em Educação também pela UNESP, na linha de pesquisa de Formação de Professores. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Sul de Minas, com especialização (lato sensu) em Gestão e Coordenação Pedagógica e em Psicopedagogia Institucional. Pós doutoramento em Pedagogia Universitária, no programa de pós-graduação em Educação da UFPel. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária - GEPPU, da UNESP/Rio Claro; Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária - GIPedU, da UFPel; Grupo de Pesquisa em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas - CAFTe, do CIIE/FPCEUP, Portugal. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Assessoria Pedagógica Universitária - GEAPU, que congrega Assessores Pedagógicos de mais de 60 instituições brasileiras de ensino superior. Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas, com experiência em assessoramento pedagógico docente.
Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1968), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é docente colaboradora no PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária. Orienta dissertações e teses e tem expressiva produção intelectual em artigos e livros. É Pesquisadora Senior do CNPq.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Formar-se para formar. Aprender, Portalegre, Escola Superior de Educação, n. 15, pp. 19-25, jul. 1993. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/18/19

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. 243p.

CUNHA, Maria Isabel da. Assessoramento Pedagógico. In: MOROSINI, Marilia Costa (Ed. Chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: INEP/MEC/RIES, 2006. 383p.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, 12(3), set./dez. 2008, pp. 182-186.

CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, CNPq, 2010.339p.

CUNHA, Maria Isabel da. Estratégias de assessoramento pedagógico em questão: potencialidades na didática da educação superior. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de [et.al.]. Didática e Prática de Ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: EdUECE, 2015, pp. 2981-2994.

FERNÁNDEZ, Lídia. Asesoramiento pedagógico institucional: una propuesta de encuadre de trabajo. Revista Argentina de Educación, Buenos Aires, AGCE, año II, n. 2, pp. 18-36, 1982.

HEVIA, Isabel Abal de. El asesor pedagógico em la formación del docente universitário. In: LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: UBA, 2004, pp. 83-108.

LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica em la formación. Buenos Aires: UBA, 2004. 168p.

LUCARELLI, Elisa. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, Maria Isabel da (org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007, pp. 75-92.

LUCARELLI Elisa. Una mirada regional sobre el asesoramiento pedagógico universitario y la formación del docente universitario: identidad y diversidad. InterCambios, vol. 3, n. 2, pp. 13-25, 2016.

XAVIER, Amanda Rezende Costa. Contextos Curriculares da Universidade Nova e do Processo de Bolonha: a Assessoria Pedagógica Universitária em questão. 2019. 370f. Tese (Doutorado em Educação), Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2019.

Publicado
2024-07-03
Como Citar
Rezende Costa Xavier, A., & Cunha, M. I. da. (2024). ASSESSORES PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR : uma análise do perfil profissional de membros de uma comunidade de aprendizagem. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27170
Seção
Artigos