As políticas educacionais inclusivas na perspectiva colaborativa

Palavras-chave: inclusão escolar, práticas colaborativas, políticas educacionais, profissional de apoio

Resumo

Este artigo investiga como as práticas colaborativas para a inclusão são normatizadas pelas políticas e programas educacionais brasileiros. Para tanto, adotou uma abordagem qualitativa, de bases documental e bibliográfica, com o objetivo de movimentar o conceito de práticas colaborativas na inclusão escolar, a partir da articulação entre os profissionais de apoio e os professores de classe comum. As conclusões mostram, nas políticas educacionais brasileiras, uma ênfase na colaboração, que normatiza a atuação da Educação Especial na escola comum e articula parcerias entre os professores, para a escolarização dos alunos Público Alvo da Educação Especial.

Biografia do Autor

Rosimary Gonçaves, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Especialista em Educação Especial e professora licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Atua como coordenadora de inclusão escolar e docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dedica-se às pesquisas no campo das Políticas Educacionais Inclusivas e a Neurociências. Integra o Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/CNPq/UFFS)

Dra Patrícia Graff, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Lidera o Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/CNPq/UFFS).

 

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Publicado
2025-09-29
Como Citar
Gonçaves, R., & Graff, P. (2025). As políticas educacionais inclusivas na perspectiva colaborativa . Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27274
Seção
Artigos

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