Pesadelo americano:neoliberalismo, neoconservadorismo e des-democratização

  • Wendy Brown Universidade da Califórnia-Berkeley
Palavras-chave: Neoliberalismo, Neoconservadorismo, Democracia, Des-democratização

Resumo

Neoliberalismo e neoconservadorismo são duas racionalidades políticas distintas nos Estados Unidos contemporâneo. Eles apresentam poucas características em comum e até parecem contraditórios em muitos aspectos. No entanto, eles convergem não somente na atual administração presidencial, mas também em seus efeitos des-democratizantes. Suas respectivas desvalorizações de liberdade política, igualdade, cidadania substantiva e o Estado de Direito em favor da governança consoante a critérios de mercado, por um lado, e a valorização de poder do Estado para fins supostamente morais, por outro, comprometem ambas as cultura e instituições da democracia constitucional. Acima de tudo, as duas racionalidades trabalham simbioticamente para produzir um sujeito relativamente indiferente à veracidade e à responsabilização no Governo, à liberdade política e à igualdade entre os cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendy Brown, Universidade da Califórnia-Berkeley
Wendy Brown é uma renomada teórica política que trabalha com a história do pensamento político, economia política, filosofia continental, teoria cultural e teoria crítica do direito, Wendy Brown é a Cátedra UPS Foundation na Escola de Ciências Sociais. Antes de sua nomeação no Instituto, ela ocupou a Cátedra Classe de 1936 na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde foi uma professora e estudiosa premiada.
Publicado
2024-11-18
Como Citar
Brown, W. (2024). Pesadelo americano:neoliberalismo, neoconservadorismo e des-democratização. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27547
Seção
Artigos