Autismo
um novo olhar ou a validação de diferentes perspectivas?
Resumo
Esta resenha dedica-se à análise crítica do livro “Humano à sua maneira: um novo olhar sobre o autismo”, escrito por Barry Prizant e Tom Fields-Meyer. O autor principal é reconhecido como um dos mais inovadores especialistas no campo do autismo, tendo sua obra sido traduzida para 22 idiomas. A obra é instigante e abarca uma grande variedade de pautas que permeiam as trajetórias das pessoas que convivem com o autismo. A abordagem valoriza a sobreposição do humano em relação ao uso de técnicas, os instintos dos profissionais em detrimento de suas titulações e a autorrepresentação dos autistas sobre as suas vivências. São descritas situações cotidianas que, mais do que respostas sobre como lidar, inspiram o leitor a enxergar a pessoa por trás do autismo e a agir em consonância com seus instintos e valores para, assim, construir uma vida plena e repleta de significados. Com efeito, apesar de trazer uma visão humanizada acerca do fenômeno, argumenta-se que ela não difere do que outras abordagens também preconizam, fato que oportuniza uma reflexão sobre a abertura para a legitimação de outras perspectivas teóricas no tocante às práticas dirigidas ao autismo.
Palavras-chave: autismo; abordagem; psicologia; educação.
Referências
BIALER, Marina; VOLTOLINI, Rinaldo. Autismo: história de um quadro e o quadro de uma história. Psicologia em Estudo, v.27, p.e45865, 2022. DOI 10.4025/psicolestud.v27i0.45865. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/Gd3KgdZhpWFdTHrgbDRNr5S/. Acesso em: 30 ago. 2024.
LEMOS, Emellyne; SALOMÃO, Nádia. Convivendo em família: tenho um irmão autista, vamos falar sobre isso? São Paulo: Mentes abertas, 2020. E-book 92p. DOI 10.47180/978-65-87069-45-6. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348383667_Tenho_um_irmao_autista_vamos_falar_sobre_isso_CONVIVENDO_EM_FAMILIA. Acesso em: 30 ago. 2024.
LEMOS, Emellyne; NUNES, Laísy; VASCONCELOS, Dalila. Práticas psicológicas, autismo e decolonização: a emergência de um diálogo. Revista Interritórios. Caruaru, v.9, n.18, p.e258801, 2023. DOI 10.51359/2525-7668.2023.258801. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios/article/view/258801. Acesso em: 30 ago. 2024.
OLIVATI, Ana Gabriela; LEITE, Lucia. Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Revista Brasileira de Educação Especial, v.25, n.4, p.729-746, 2019. DOI 10.1590/s1413-65382519000400012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/N3sgZJb7wNHpVHv7LYkGvwL/. Acesso em: 30 ago. 2024.
PRIZANT, Barry; FIELDS-MEYER, Tom. Humano à sua maneira: um novo olhar sobre autismo. São Paulo: Edipro, 2023.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. 6. ed. Tradução: Manuel J. Carmo Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
SCHULTZ, Duane; SCHULTZ, Sydney. História da Psicologia Moderna. 11. ed. Tradução: Priscilla Rodrigues Lopes. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
