Questão da consciência em Hegel: contribuições para a educação

  • Pedro Geraldo Aparecido Novelli

Resumo

Ser critico, reflexivo, pensador, consciente parecem ser atitudes já conhecidas e assimiladas. Por que insistir ainda nessa direção? Já não se sabe por demais o que fazer? O como fazer tem se tornado a grande cobrança. Mas, será que tudo se resume a procedimentos e métodos? Tais questionamentos levam o autor a procurar desvendar a aventura da compreensão da realidade. A teoria pode atribuir algo à realidade, indicando que esta não é ativa, isto é, que se trata de uma massa aguardando ser moldada. Seria a realidade uma herança de algo existente por primeiro? Os homens não passariam de apreendedores, reprodutores e repetidores de algo imutável? Por outro lado, a teoria pode ser resultado da realidade. Aqui a primeira e a última palavras cabem à realidade. Buscar compreender o problema da consciência em Hegel é o caminho que toma o autor para buscar respostas às questões acima apontadas.

Publicado
2025-04-22
Como Citar
Novelli, P. G. A. (2025). Questão da consciência em Hegel: contribuições para a educação. Cadernos De Educação, (12). https://doi.org/10.15210/caduc.vi12.28993
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##