Matemática da vida: um desafio para o ensino formal

  • Tereza Cristina Farias Thomaz

Resumo

A educação tem sido muito questionada e discutida pelos educadores brasileiros, entre outras razões, pela baixa qualidade do ensino e pelos altos índices de evasão e repetência. O ensino da Matemática, especialmente, tem contribuído para a seletividade do sistema educacional, privilegiando alguns alunos e discriminando outros. Isto se deve a um ensino centrado na fixação de técnicas de cálculos, nomenclaturas e modelos de resolução de exercícios, sem a preocupação com a compreensão dos conceitos básicos. A partir da experiência como professora de Matemática da 5ª série do 1° grau de uma escola da rede pública estadual procurei alternativas para o ensino, investigando, em conjunto com os alunos, as fontes da realidade referentes ao custo alimentar das suas famílias durante trinta dias, utilizando os resultados dos dados coletados como elementos auxiliares no processo ensino-aprendizagem. Além da aprendizagem ter sido satisfatória, a experiência realizada oportunizou novos conhecimentos, que, em geral, não são admitidos na sala de aula. Este trabalho traz contribuições para que o ensino seja prazeroso e que a busca desse conhecimento, prepare os alunos para a vida.

Publicado
2025-04-23
Como Citar
Thomaz, T. C. F. (2025). Matemática da vida: um desafio para o ensino formal. Cadernos De Educação, (08). https://doi.org/10.46846/caduc.vi08.29044
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##