Crise da teoria curricular crítica

  • Antonio Flavio Barbosa Moreira

Resumo

O artigo enfoca a teoria curricular crítica, em crise tanto no Brasil como nos Estados Unidos, fundamentalmente em função do descompasso entre teoria e prática e ao crescimento desmedido de temas e categorias, face à influência do pós-modernismo e dos estudos culturais. Revê o surgimento do discurso curricular crítico no Brasil e, dada a significativa influência em nossos teóricos, de seu congênere americano. O trabalho apresenta algumas contribuições resultantes do diálogo entre os "neos" e os "pós" e propõe o aproveitamento de insights dos novos aportes, desde que preservado o compromisso com a emancipação. Defende, apesar da crise, o potencial analítico da teoria curricular crítica. Propõe, ao final, que na situação de crise a atenção dos estudiosos se dirija para a prática, incrementando-se os estudos sobre a prática curricular.

Publicado
2025-04-23
Como Citar
Moreira, A. F. B. (2025). Crise da teoria curricular crítica. Cadernos De Educação, (08). https://doi.org/10.46846/caduc.vi08.29050
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##